domingo, 15 de abril de 2012

GP da China - Um Novo Vencedor

E na madrugada do dia 15 de Abril aconteceu o GP da China de F1 que teve Nico Rosberg largando na pole-position pela primeira vez após 111 corridas na carreira, uma surpresa, já que a McLaren vinha dominando a primeira fila nas duas primeiras corridas da temporada.

Na verdade, surpreendente foram as posições do grid de largada que além de Rosberg na pole, teve Schumacher largando ao seu lado na primeira fila, pois Hamilton, que tinha feito o segundo melhor tempo, largou em 7º por ter trocado o câmbio e assim perdeu 5 posições. Na segunda fila o "mito" Kobayashi colocou sua Sauber em uma posição que ninguém imaginava seguido por Kimi Raikkonen da Lotus.

Jenson Button e Mark Webber completavam a terceira fila, impressionante que carros como os da Lotus e da Sauber conseguiram largar na frente da Mclaren e Red Bull. O piloto sensação do GP da Malasia, Sergio Perez largou em 8º, o que demonstra o grande potencial desse carro da Sauber, que em um circuito onde a aerodinâmica é essencial, devido as altas velocidades, conseguiu colocar seus dois carros no Q3.

Em 9º estava Fernando Alonso, que continua fazendo milagres com essa Ferrari que se arrasta na pista e Romain Grosjean fechou os 10 primeiros no grid do GP da China. Os brasileiros não foram bem na classificação Felipe Massa largou em 12º e Bruno Senna em 14º.

(Foto: Liu Jin /AFP)

Na largada Nico Rosberg conseguiu manter sua posição e disparou na frente, deixando Michael Schumacher com problemas para segurar quem vinha atrás, Hamilton e Button fizeram boas largadas conseguindo posições importantes, com Button indo pra 3º e Hamilton pra 5º, enquanto Kobayashi perdia posições para Button, Raikkonen e Hamilton, caindo pra sexta posição. Massa e Brunno Senna se tocaram na largada, quase acabando com a corrida dos dois, quando Massa teve que freiar pra desviar do carro de Grosjean e Brunno Senna deixou um pedaço do bico na traseira do carro de Massa, pra Massa com certeza seria melhor que ele tivesse abandonado, pois não está conseguindo o mesmo desempenho que Alonso na Ferrari e um abandono com certeza o polparia de fazer corridas medíocres.

Nas primeiras trocas de pneus já tivemos alteração na corrida, Button tinha conseguido passar Schumacher que saiu dos boxes com o parafuso da roda dianteira direita solto, tendo que abandonar o GP já na 13ª volta. Nesse momento rosberg era o primeiro, Button o segundo e Hamilton o terceiro, a potência dos motores Mercedes estavam dominando o GP da China de F1.

(Foto: Steven Tee / LAT)

Por mais que Fernando Alonso esteja conseguindo fazer milagres com essa Ferrari, nas câmeras on-board consegue-se perceber a dificuldade que é guiar esse carro, que quando não escapa de frente, é a traseira que resolve sair, tornando o carro incontrolável tanto em curvas de alta quanto em curvas de baixa e mostrando a verdadeira habilidade de Alonso, que com um carro que nasceu problemático conseguiu ainda terminar em 9º e somar dois pontos para o campeonato, enquanto Massa ainda não marcou pontos.

(Foto: Photo 4)

Enquanto a grande reta da pista chinesa proporcionava muitas ultrapassagens de Hamilton e Button em cima de vários pilotos, Rosberg continuava na liderança, que só foi ameaçada próximo da terceira parada para troca de pneus, que Button conseguiu assumir essa posição, mas que devido a um erro da Mclaren na troca de seus pneus, perdeu segundos importantes que deram a Rosberg a sua primeira vitória na F1.

Pelo menos nessa corrida a Mercedes mostrou que é um carro rápido também em corrida, pois conseguiu trabalhar o alto consumo dos pneus que a atrapalhou nas duas primeiras corridas do ano e também a autorização da FIA para continuar utilizando os dutos da asa traseira direcionando o ar para a asa dianteira dando mais estabilidade para o carro.

Agora preciso dar destaque a um outro brasileiro, que não falei até agora, mas que está demonstrando o motivo de ter assumido o lugar de Barrichello na F1, Bruno Senna fez outra ótima corrida, com uma boa estratégia que o fez ganhar algumas posições também vem demonstrando gana e capacidade para continuar na F1 no ano que vem, talvez até em alguma equipe melhor que a Williams, que apesar de não ter um carro excelente, tem um carro competitivo para as pretensões da equipe nessa temporada. Senna fez ultrapassagens, conseguiu poupar pneus e mereceu a 7ª colocação na corrida e hoje ocupa o 9º lugar no campeonato de pilotos. Definitivamente essa combinação de Williams e Senna, que não deu certo no passado, surgiu agora para promover um jovem e potencial promessa para o Brasil na F1.

(Foto: Charles Coates / LAT)

E no fim da corrida vitória de Nico Rosberg que conquista seu primeiro triunfo na F1 no mesmo fim de semana que conquistou sua primeira pole-position, pra ele é um fim de semana para nunca mais ser esquecido, pois mostrou maturidade e potencial tanto dele como piloto quanto do carro da Mercedes, vitória merecida do carro que mais se desenvolveu em 2012. Além de Damon Hill e Villeneuve, Rosberg é o terceiro filho de um vencedor da F1 a conquistar a vitória, parabéns Nico.

(Foto: Liu Jin /AFP)


Jenson Button e Lewis Hamilton completaram os três primeiros colocados e Hamilton assumiu a liderança do campeonato com 45 pontos e Jenson Button é o segundo com 43 pontos, e como não poderia ser diferente a Mclaren é a líder do mundial de construtores com 88 pontos.

Alonso é o terceiro colocado no mundial com 37 pontos, mas que já assumiu que isso não corresponde à atualidade da Ferrari e, praticamente, descartou a briga pelo título em 2012, a não ser que a Ferrari consiga fazer um milagre.

Os carros da Sauber, apesar das excelentes posições de largada, não conseguiram um bom desempenho na corrida, com Kobayashi terminando em 10º e o furacão Perez terminando em 11º, mesmo assim destaque para Perez que com pneus desgastados conseguiu segurar Lewis Hamilton por algumas voltas, e conseguindo mais alguns pontos pessoais de desenvolvimento como piloto.

A Red Bull não tem o mesmo carro dos últimos dois anos e teve uma corrida discreta tanto com Mark Webber quanto com Sebastian Vettel, que demonstra não estar feliz e nem adaptado ao carro desta temporada.

E assim terminou a corrida:

1º - Nico Rosberg / Mercedes
2º - Jenson Button / Mclaren
3º - Lewis Hamilton / Mclaren
4º - Mark Webber / Red Bull
5º - Sebastian Vettel / Red Bull
6º - Romain Grosjean / Lotus
7º - Bruno Senna / Williams
8º - Pastor Maldonado / Williams
9º - Fernando Alonso / Ferrari
10º - Kamui Kobayashi / Sauber



5 comentários:

  1. Boa corrida!
    Começou morna, mas depois ficou legal.
    Torci pelo velho Schumi e pelo Kimi, pra que ambos chegassem ao podium. Foi uma pena não conseguirem.
    Bruno parece estar correndo com a cabeça. Sabe das limitações e tenta ficar sempre nos pontos. Bom isso. Creio que passou a fase da afobação. Basta agora melhorar as largadas.
    Já o Button tem um estilo bonito de guiar. Sabe atacar dentro do limite (dele e do adversário) e ainda por cima é um "gentleman" com o carro e os pneus. Sempre de bem com a vida.
    E como já deu pra perceber, este canpeonato será o da regularidade. Não existe um super favorito até agora.
    Ou seja, quem garimpar pontos agora, pode se dar bem no final.
    E por fim, não entendi a queda de rendimento do Kimi. Foi só pneus mesmo?
    Abração!

    Moy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Moy,

      Acho que a queda no fim da corrida foi pneu mesmo, o Kimi tava vindo bem, dentro do limite do carro, pelo menos não li nada a respeito de algum outro problema no carro dele a não ser o pneu. Ele tem um estilo um pouco agressivo.
      Apesar de ser Ferrarista, também torço bastante por esses dois Schumacher e Kimi, os dois merecem ter carros melhores, o Schumacher hoje deu azar, mas vai voltar a encontrar o caminho da vitória.

      Concordo com você que o campeonato será de quem for mais regular, mas acho que as Mclaren estão muito boas, acho que fica entre Mclaren e Mercedes.

      Abraços

      Excluir
    2. Grande Renan!
      Sabe pq fiquei com essa dúvida sobre os pneus do Kimi?
      É que ele normalmente conserva os pneus no final da prova, para em seguida fazer algumas voltas rápidas.
      Mas acho que o desgate acima do normal afetou todos.
      Abração e ótima semana!

      Moy

      Excluir
  2. Opa! Antes de P e B usa-se M.
    Foi a pressa e o sono de um domingo à noite :)

    Moy

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir