domingo, 3 de fevereiro de 2013

Começa a temporada 2013 de F1

Das principais postulantes ao título da temporada de 2013 da F1, só a Mercedes, de Leweis Hamilton, ainda não apresentou o bólido que era disputar o mundial, mas McLaren, Lotus, Ferrari e RedBull já mostraram ao mundo suas máquinas.

O regulamento está bem semelhante ao do ano passado, a grande diferença será o uso da asa móvel nos treinos, que até o ano passado era permitido usar em qualquer parte da pista e este ano o uso será restrito para o mesmo trecho da corrida, que sempre é decidido pela direção de prova.

Esse novo regulamento pode fazer com que a Ferrari volte a andar mais perto dos seus principais concorrentes nos treinos de classificação, uma vez que a Ferrari não conseguiu nesses anos desenvolver uma asa móvel tão boa quanto RedBull e Mclaren, o que fazia perder bastante tempo e largar algumas posições atrás.

A grande mudança nos carros para esse ano é o bico ornitorrinco que foi usado na temporada passada, alguns carros ainda mantiveram esse bico, mas equipes como Ferrari, Force India e Sauber colocaram uma capa protetora.

Sempre que vemos o lançamento de um carro de F1 vemos os principais nomes da equipe falando das mudanças do carro em relação a última temporada. E o que eles sempre falam é que o carro pode parecer o mesmo, mas fizemos alterações que "vão melhorar o fluxo de ar".

McLaren
Bom, vamos aos principais lançamentos dessa temporada, começando com a Mclaren que tem como dupla de pilotos Jenson Button e o mexicano que foi destaque da última temporada pela Sauber, Sergio Perez.


A McLaren é o carro que mais se assemelha ao da temporada de 2012, já que não usou o bico ornitorrinco, mas Jenson Button, piloto que tem a missão de guiar a equipe ao título garante que, apesar de parecer muito com o do ano passado, por baixo é tudo novo.

Lotus
A Lotus, que vem novamente com a mesma dupla de pilotos, Kimi Raikkonen e Romain Grosjean (que só fez lambança e foi o responsável por interromper uma incrível sequencia de chegadas na pontuação de Fernando Alonso ao passar por cima deste em Spa).


A Lotus vem trazendo o bom humor de volta a F1, além de usar as falas de Raikkonen no GP que ganhou ano passado como "leave me alone" no aerofólio do carro e mostrar um volante com alguns botões um tanto quanto inusitados, como um botão de localizar para evitar que Raikkonen se perca novamente como aconteceu no GP de Interlagos ano passado. Falando em Kimi Raikkonen, o piloto que voltou arrasador na temporada 2012 tem tudo para melhorar neste ano, caso a Lotus tenha projetado um carro que consuma menos pneus.

Ferrari
A Ferrari fez um grande lançamento do seu bólido para a temporada 2013. É sem dúvida uma equipe diferente, lançou o seu 59º carro de F1 e a paixão que dirigentes, mecânicos e pilotos demonstram é como se fosse uma equipe que ainda tem muito a conquistar.


Paixões a parte, a Ferrari mostrou um carro muito bonito e arrojado, apesar de manter algumas peças fundamentais para melhorar o "fluxo de ar" do carro, como a própria suspenção pull-rod, única equipe a usar este modelo na parte dianteira do carro. O que pudemos perceber é que a Ferrari deixou a traseira mais estreita, pra tentar melhorar ainda mais o desempenho no carro. Esperamos que a Ferrari entregue um carro bom desde o início do ano para seus pilotos, Fernando Alonso e Felipe Massa.

Dado curioso a "italiana" Ferrari, usou o túnel de vento da "japonesa" Toyota que fica na "Alemanha". A Ferrari disse que precisou fazer isso, pois percebeu que seu túnel de vento na fábrica em Maranello estava descalibrado.

RedBull
Por último, mas não menos importante, a RedBull apresentou hoje seu carro para esta temporada, nada muito diferente do ano passado, mas um carro projetado por Adrian Newey sempre tem alguma coisa que se difere dos demais, a RedBull é a equipe a ser batida pelo 4º ano consecutivo.


Mantendo a mesma dupla de pilotos da temporada passada, Sebastian Vettel e Mark Webber, a principal diferença que pudemos destacar é a ausência da entrada de ar no bico ornitorrinco e a cor predominantemente roxa nas laterais do carro, bem diferente do azul que víamos até o ano passado. Adrian Newey manteve a mesma fórmula vencedora do bólido e com certeza entregou ao fantástico Vettel um carro que vai fazer o alemão lutar pelo seu 4º título consecutivo de pilotos.

Force India
Com apenas um piloto definido para a temporada 2013, o Paul Di Resta, a Force India apresentou seu carro nesta semana, sem o degrau no bico. A equipe diz que seu planejamento foi prejudicado pela saída de repentina de Niko Hulkenberg e ainda não tem um substituto definido para ocupar a vaga, espera-se que seja anunciado ainda nessa semana, a briga está entre Jules Bianchi (que tem a Ferrari como influenciadora da decisão, já que a equipe volta a usar motores italianos em 2014), Adrian Sutil  e Bruno Senna (que pode se dar bem por ter bons patrocinadores por trás dele, mas que corre por fora para essa vaga por não ter conseguido se firmar ainda na F1).


Sauber F1
A Sauber conta com nova dupla de pilotos, Niko Hulkenberg (ex Force India) e Gutierrez (piloto de testes em 2012). Além disso, a equipe apresentou um carro bonito, com cor diferente da utilizada na última temporada, que era predominantemente branco, agora a escuderia que utiliza motores Ferrari está com a cor cinza, bem puxado para os carros da McLaren, e ainda conta com o degrau no bico para melhorar o "fluxo de ar".



Amanhã é a vez da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg apresentarem oficialmente o carro que disputará a temporada deste ano, creio que vá lutar por vitórias, mas ainda não pelo título, mas em uma F1 tão disputada e com um piloto como Lewis Hamilton, tudo é possível.

Essa semana será iniciada oficialmente a temporada com os primeiros treinos da F1 em Jerez de la Frontera, até lá teremos mais alguns carros para falar e conseguiremos já ter uma verdadeira noção de como estão os carros para o campeonato.

Que seja dada a largada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário