domingo, 22 de abril de 2012

GP do Bahrein - Eles estão de volta!

Sim o título está certo, eles estão de volta, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, que ficaram em 1º e 2º lugares, respectivamente, hoje no GP do Bahrein que foi disputado hoje, 22 de Abril, no meio ao caos que tomam as ruas da cidade, com protestos contra a monarquia que existe hoje no país.

Não concordo com manifestações violentas, como também discordo de a F1 ter ignorado a situação política do país em nome do dinheiro, mas não vou entrar nesse mérito aqui no blog, falarei disso em outra oportunidade.

Sebastian Vettel conseguiu, mesmo que só por essa corrida, se adaptar ao novo carro da Red Bull, utilizando os novos escapamentos desenvolvidos pela scuderia e conquistou tanto a pole position quanto o 1º lugar da corrida, mas que no final viu Kimi Raikkonen, "the iceman", se aproximar e quase fazer a ultrapassagem em cima de Vettel.

(Foto: F1Pulse)

Que Vettel fez uma bela corrida, liderando de ponta a ponta, não é nenhuma novidade, deixaram o moleque ressuscitar, agora ele está de volta. Mas Kimi Raikkonen fez uma excelente corrida até chegar na segunda posição. O Homem de Gelo largou em 11º lugar e foi escalando o pelotão, arriscando até uma ultrapassagem em cima de Vettel, mas que infelizmente não aconteceu, eu digo infelizmente porque queria ver a reação de todos ao ver Raikkonen ganhar uma corrida após 2 anos fora, ninguém imaginava que a adaptação ia ser rápida.

As decepções dessa corrida foram das equipes com motores Mercedes, tanto a própria equipe da Flecha de Prata quanto a Mclaren foram muito mal, após a vitória de Rosberg no GP da China e das voltas rápidas nos treinos livres, todos apostavam em outra vitória fácil da Mercedes com Rosberg, mas o carro não teve o mesmo desempenho e por muitas vezes travou as rodas e acentuou o desgaste dos pneus, não conseguindo brigar pelas primeiras posições, além de ter colocado Hamilton e Alonso para fora da pista ao defender sua posição, mas que não foi punido por isso, e mesmo assim terminou na 5ª colocação.

(Foto: F1Fanatic)

Já a Mclaren teve problema em quase todas as suas trocas de pneus, tanto com Button quanto com Hamilton, prejudicando suas posições durante a corrida, mas se não bastasse os problemas nos boxes, os carros da Mclaren não tiveram um bom ritmo de corrida, com Hamilton terminando apenas em 8º, entre os carros da Ferrari de Alonso e Massa, respectivamente 7º e 9º colocados. Isso não quer dizer que a Ferrari evoluiu e sim que a Mclaren não conseguiu o acerto ideal para seus carros ficarem competitivos.

Quem completou o pódio foi Romain Grosjean, também da Lotus, apagando, de uma vez por todas, a má impressão pelos resultados obtidos nas duas primeiras corridas do ano, quando abandonou após rodar na pista. Grosjean também fez uma bela corrida, largando em 7º e terminando em 3º, mas nada excepcional, já que os carros da Lotus vêm obtendo uma evolução frequente, corrida a corrida.

A principal surpresa nos pontos foi Paul di Resta que terminou em 6º lugar com a Force India, com uma estratégia ousada de 2 paradas, já que a maioria das equipes optaram por 3 paradas, Di Resta conseguiu poupar inteligentemente seus pneus e terminar na zona de pontos, com um carro bem nascido, dentro das suas limitações, Di Resta vem demonstrando bom potencial para sonhar estar em equipes maiores nos próximos anos.

Colocando a minha torcida pela Ferrari de lado, Alonso merece o respeito de todos que acompanham a F1, pois com um carro mal nascido ele pontuou em todas as corridas, mantendo uma boa regularidade e mostrando ao mundo que pode ser o melhor piloto que existe no atual grid da F1, conseguiu passar ao Q3 no treino de classificação e levar a Ferrari à 7ª colocação na corrida, ficando na frente de Hamilton que não conseguiu pressionar o bi-campeão. Alonso fez uma bela largada, lutou enquanto pôde por posições e atualmente ocupa o a 5ª posição no campeonato de pilotos e a Ferrari promete para a próxima corrida, em Barcelona, um carro praticamente novo, que pode lutar por posições melhores, se Alonso com um carro ruim já faz milagres, se derem à ele um carro campeão, com certeza será o dono da taça.

(Foto: Steve Crips | Reuters)

Ainda falando da Ferrari, Felipe Massa, até que enfim pontuou na temporada de 2012, em uma pista que ele gosta e que já venceu, Massa terminou a corrida em 9º lugar, depois de ter largado em 14º Massa fez uma excelente largada e chegou a ficar em 7º na corrida, mas a Ferrari demorou um pouco em uma das suas paradas e Massa não conseguiu sonhar com uma posição melhor, mas já se viu que houve uma mudança de comportamento do piloto em relação às constantes críticas que vem recebendo da imprensa e que com total apoio da Scuderia Ferrari, com certeza vai lutar por posições melhores.

Bruno Senna abandonou a corrida, assim como seu companheiro de equipe Pastor Maldonado...
As Sauber não tiveram um bom desempenho na corrida, terminando a corrida fora dos pontos...
Michael Schumacher, após ser eliminado no Q1 terminou a corrida em 10º...
Jenson Button abandonou a corrida faltando 1 volta do fim.

No mais a corrida não teve nada de especial, chegando a ser chata em alguns momentos, mas que trouxe mais um novo vencedor para a temporada, que teve 4 pilotos diferentes vencendo as quatro primeiras etapas do ano. É o início de campeonato mais disputado dos últimos tempos e Raikkonen demonstra que está próximo de uma vitória com a Lotus, a classificação final da corrida ficou assim:

1º - Sebastian Vettel / Red Bull Racing
2º - Kimi Raikkonen / Lotus Renault
3º - Romain Grosjean / Lotus Renault
4º - Mark Webber - Red Bull Racing
5º - Nico Rosberg / Mercedes Petronas
6º - Paul Di Resta / Force India
7º - Fernando Alonso / Ferrari
8º - Lewis Hamilton / Mclaren Mercedes
9º - Felipe Massa / Ferrari
10º - Michael Schumacher - Mercedes Petronas

No próximo fim de semana acontece o GP de São Paulo da Fórmula Indy e o Blog Nas Quatro Rodas vai acompanhar In Loco essa disputa, fique ligado!!!

2 comentários: