domingo, 15 de julho de 2012

Duelo dos Roadsters

A pedido de um amigo vou fazer um post sobre uma das maiores rivalidades nas terras do Chucrute, vou fazer uma comparação entre a Mercedes SLK 250, Audi TTS e a BMW Z4.

(Foto: Autobild)

O design dos carros é um caso a parte, com certeza ativam os sentimentos de diferentes pessoas, apesar de pertencerem ao mesmo segmento, normalmente quem compra um carro desses vai atrás da fidelidade pela marca, gerada por experiências anteriores, são diferentes públicos para um mesmo segmento e design para agradar a todos, ou seja, são três Roadsters que embelezam de forma suave as ruas das cidades.
A intenção é fazer uma comparação mais sobre os números de desempenho de cada carro, pra isso vou falar sobre a ficha técnica de cada um e no fim tentar mostrar quem se dá melhor nesse segmento.
Começando com a Mercedes SLK 250, que chegou para substituir de uma só vez a SLK 200 e SLK 350, um feito um pouco complicado, já que eram duas versões com motorizações diferentes, sendo que a SLK 350 era mais forte e poderia competir de forma mais justa com seus concorrentes. Mas a SLK 250 não é fraca, muito pelo contrário, ela conta com um motor quatro cilindros 1.8, equipado com turbocompressor, que gera  204 cv de potência, alto para um carro com baixa cilindrada, mas o suficiente para empurrar esse carro a incríveis 243 km/h e fazer de 0 a 100km/h em apenas 7 segundos.
Já o Audi TTS Roadster possui um motor 2.0 com quatro cilindros, também alimentado com turbocompressor, capaz de gerar 272 cv de potência e atingir velocidade máxima de 250 km/h, limitado eletronicamente. Esse carro faz de 0 a 100km/h em apenas 5,4 segundos, segundo os dados do fabricante, desde que esteja abastecido com gasolina premium, já que a qualidade do combustível brasileiro não encanta, mas guiá-lo é como dar um pirulito a uma criança, divertido.
Por último, mas não menos importante, o BMW Z4 é o mais forte dos três, com um motor 3.0 V6 gera incríveis 306cv de potência e a sua velocidade também é limitada eletronicamente em 250km/h. Mas esse limitador não impede a sua rápida aceleração de 0 a 100km/h, pois esse Roadster consegue atingir os 100km/h em apenas 5,1 segundos, além de ser o mais potente, é o mais confortável seguindo o padrão que a BMW emprega em todos os carros da marca.
Resultado
1 - Fazendo uma comparação com esses dados podemos colocar a BMW Z4 35i como a melhor de todas, pois priorizou um motor mais potente, já que a estratégia da marca é atrair cada vez mais os jovens, e a marca de 5,1 segundos pra chegar a 100km/h é mais rápida até que alguns super esportivos com maior potência.
2 - Logo em seguida o Audi TTS Roadster mostra que também não está pra brincadeira, com menos potência que a BMW consegue se manter no calcanhar e com um pouco de sorte até consegue andar na frente, tudo isso graças ao turbocompressor instalado no motor 2.0 e a tração integral permanente, a dirigibilidade do carro não é tão fácil, mas é bem divertido poder brigar com a potência gerada pelo motor.
3 - Por último está a Mercedes SLK 250, mas não podemos dizer que ficou muito pra trás, pois estamos falando de um motor 1.8 turbo que, apesar de ser o mais fraco de todos, tem uma velocidade máxima bem perto de seus concorrentes, por mais que eles sejam limitados eletronicamente, o que a deixa com um destaque bem promissor para encarar seus concorrentes no Brasil, já que não temos estradas e ruas com velocidades liberadas para atingir números tão altos.
Com certeza levar esses três carros nas estradas alemãs ,sem limites de velocidade, deve ser uma brincadeira bem divertida, a SLK pode demorar um pouco mais pra deslanchar, mas consegue perseguir de perto o TTS Roadster e a BMW Z4, testar a velocidade máxima e poder desfrutar do conforto ao mesmo tempo.
O preço desses carros variam de R$250.000,00 a R$300.000,00 no Brasil, interessante para quem tem dinheiro e quer um carro confortável para rodar durante a semana e ágil para viajar nos fins de semana.
Obrigado a todos que acompanharam os posts, dia 07 de Julho começa a votação para o melhor, espero ter agradado.


Um comentário:

  1. Eu iria fácil de Z4, inclusive pelo o design que eu particularmente, acho o mais bonito!

    ResponderExcluir