sábado, 14 de julho de 2012

Como a internet revolucionou o processo de pesquisar, comparar, comprar e vender carros.


Por Caio Ribeiro, Gerente Sênior de Classificados e Novos Negócios do MercadoLivre

Até pouco tempo atrás, para comprar e vender um carro era necessário muito tempo e dedicação. Hoje, a internet simplifica e torna mais ágil essa atividade para ambos os lados: proprietários e interessados.

Para conhecer mais sobre os hábitos dos compradores no uso da rede mundial de computadores no processo de decisão e compra de um veículo, nós do MercadoLivre Classificados realizamos uma pesquisa em parceria com a Oh!Panel. O resultado foi um estudo que traça um raio X sobre as preferências e comportamentos das pessoas, com base nas suas decisões de compra e venda de carros através das plataformas on-line de classificados no Brasil e em outros oito países da América Latina.

Um dos dados que se destaca no estudo sugere que antes de tomar uma decisão de compra 95% dos brasileiros usam a internet para a comparação de preços de veículos. Em primeiro lugar, a internet é usada para comparar preços (95%), em seguida, pesquisar mais sobre marcas e modelos de veículos (93%) e, finalmente, para escolher uma concessionária (83%).

A pesquisa apontou, ainda, o ranking das marcas mais desejadas. Os veículos da Chevrolet são os mais cobiçados, com 12,9% da preferência dos internautas brasileiros. Na segunda posição aparecem os carros da Volkswagen, com 11,9%, seguidos pela Hyundai, com 10%.

no momento de comprar o carro dos sonhos, em ordem de importância: 30,8% dos entrevistados optam pela marca de desejo e 28% consideram a tradição e história da marca na hora de escolher um novo veículo. Além disso, 22% escolhem marcas que detém os modelos mais inovadores e outros 20% preferem escolher o carro por: marca que já está acostumado desde a compra do primeiro veículo; marca de melhor preço; ou pela fábrica do veículo ser no país, nesta ordem.

Sobre o pagamento, 38,5% das pessoas que responderam à pesquisa afirmam que recorrerão ao financiamento total e 20,6% pagarão à vista. 16% utilizarão o valor do carro antigo, complementando com o financiamento.

Quanto às ofertas, podemos destacar que, de acordo com os resultados da pesquisa, metade dos carros anunciados em classificados online é vendida em menos de duas semanas e o restante é vendido em menos de um mês. Após ter experiências positivas, os internautas brasileiros não só usam mais a Internet para comprar e vender veículos, como recomendam a amigos que utilizem deste meio.

As principais razões para usar a rede como meio para anunciar seus veículos são: porque é mais fácil (55%), mais rápido (50%) e mais cômodo (44%).

A internet revolucionou o negócio de classificados em si, pois possibilitou aos compradores a possibilidade até então inédita de ver imagens dos veículos que realmente estão anunciados; e aos vendedores de ganhar mais agilidade nas negociações, mostrando os principais atributos do veículo por imagens, não por meio das famosas abreviações que eram praxe no passado não tão distante.

E esta pesquisa, compartilhada aqui de forma breve, demonstra em números uma fotografia dessa nova realidade. A internet é uma ferramenta muito importante e cada dia mais presente na vida das pessoas no momento da decisão de negociar uma das paixões nacionais - os carros.

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