quarta-feira, 4 de abril de 2012

Os mais vendidos - A perda de um Reinado

E depois de 25 anos liderando a lista dos carros mais vendidos no Brasil, o Volkswagen Gol perdeu o seu reinado, acreditem ou não, o carro mais vendido do Brasil em Março foi o Fiat Uno, que emplacou nada menos do que 23.109 contra 21.020 do Volkswagen Gol.



É uma diferença muito grande para um carro que ficou na liderança em todas as suas gerações, que mudou muito, mas sempre atraiu o consumidor pelas grandes renovações pelas quais passou, mesmo que a diferença no acumulado dos três primeiros meses de 2012 seja de apenas 495 carros de vantagem para o Fiat Uno, mas que com certeza irá aumentar no decorrer do ano.

Mas como isso aconteceu?

A Fiat resolveu mudar sua estratégia de vendas no Brasil e, em vez de manter o Uno como principal concorrente do Gol, a Fiat fez com que o Palio que, assim como o Uno, também foi totalmente reestilizado, roubasse uma fatia grande de mercado do Gol e atingisse marcas parecidas de vendas dos bons tempos em que foi lançado.

Parece que a Volkswagen estava mais preocupada em lançar o comercial da edição comemorativa dos 25 anos de liderança do Gol do que enfrentar seus concorrentes, esse foi o maior erro, pois com as reestilizações dos carros da Fiat, a Volkswagen tinha que ter se movido mais rápido e feito um novo facelift no Gol, assim conseguiria manter a liderança no setor. Ao mesmo tempo que é impressionante essa marca da Fiat, também é hilário o Gol perder a liderança bem quando lança uma edição comemorativa desse recorde.

A Volkswagen marcou o lançamento da nova modificação do Gol para o segundo semestre de 2012, acho um pouco tardio, visto que a concorrente está trabalhando forte para manter essa liderança, provavelmente essas modificações do Gol serão para adaptar o carro à nova identidade visual da marca, fazendo com que a sua dianteira fique mais parecida com os novos carros da marca, como já aconteceu com o Fox e Polo no Brasil, que assumiram a frente bem parecida com a do novo Jetta e do Passat.

(Foto: Divulgação)

Será que a Volkswagen, depois de perder a liderança, vai tentar adiantar o lançamento do novo Gol? Mesmo que antecipe, não será o suficiente, pois mesmo que os índices de venda nesses três primeiros meses do ano tenham caído, foi 0,6% inferior comparado ao mesmo período de 2011, o Fiat Uno aumentou bastante a quantidade de carros emplacados no país, e provavelmente, até que o novo Gol seja lançado, a liderança já estará bem distante.

A Fiat soube aproveitar o momento bom das vendas com as reestilizações de seus carros, agora resta saber como a Volkswagen reagirá.

4 comentários:

  1. Tava na hora tb de perder o reinado...gol precisa dar uma reciclada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o que eu penso, isso vai ser bom pro consumidor, que provavelmente depois da reciclagem vai ter um carro mais completo!

      Excluir
  2. A Fiat cada vez mais vem pegando o mercado. E a GM cobrando uma fortuna no Celta q vem pelado.
    Renan acho que o Polo ainda não está com a nova identidade da marca, mas eles devem ta pra mudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fiat tem feito de tudo pra conseguir liderar o mercado, já era a marca mais vendida somando todos os carros, agora que o Uno passou o Gol, dá pra perceber que a estratégia está bem agressiva.
      Quando ao Polo, já está com a nova identidade sim, no site pelo menos já está com a nova identidade!!
      http://www.vw.com.br/pt/carros/polo.html

      Excluir