domingo, 25 de março de 2012

GP Malasia - Será a volta de um Gigante?

Não, eu não acredito que seja a volta da Ferrari aos dias de glória, tenho que admitir que quem fez o resultado hoje foi Fernando Alonso e de quebra ainda conseguiu assumir a liderança do campeonato. Claro que a situação da corrida lhe beneficiou, além da sorte de ver Sergio Perez se desconcentrar no fim da corrida, mas ele aguentou a pressão e como um maestro conduziu sua problemática Ferrari para a liderança da corrida e do campeonato.



Falando em Perez, esse foi o nome da corrida, se não fosse esse pequeno erro quando estava a menos de 1s do Alonso, com certeza teria ganhado a corrida e conquistado seu lugar na Ferrari em 2013, substituindo Felipe Massa, que mais uma vez decepcionou e chegou em 15º lugar.


Outro nome da corrida foi Bruno Senna, que na segunda volta estava em 23º e conseguiu terminar a corrida em sexto lugar, fazendo ultrapassagens sem tomar conhecimento dos seus adversários, arriscando e errando pouco, na verdade, sem errar. Será que herdou a habilidade de guiar na chuva do seu tio Ayrton Senna? Claro que não, Bruno Senna é um e Ayrton Senna é outro. Na verdade, Bruno Senna mostrou hoje porque merece realmente estar na F1 e que não foi apenas o sobrenome que o levou até lá.

Mas vamos aos fatos da corrida.

A corrida começou com pista molhada, mas nada que fizesse usar pneus para pista molhada, a maioria largou com pneus intermediários, só Karthikeyan que ousou e fez uma estratégia diferente e começou com os pneus "biscoito".

Na largada as primeiras posições se mantiveram quase as mesmas, primeiro Hamilton, segundo Button e o terceiro Grosjean, que fez uma bela largada e assumiu a posição de Schumacher, até se tocarem em uma curva e os dois rodarem, perdendo muitas posições. Alonso escalou algumas posições e de 8º após Schumacher e Grosjean se tocarem assumiu a quinta posição, atrás de Vettel que inacreditavelmente estava atrás de Webber, o terceiro colocado.

Grosjean mais uma vez decepcionou a abandonou a corrida após rodar e ficar preso na brita, é a segunda chance dele na F1 e novamente está mostrando que não é bom o suficiente para merecer essas chances, enquanto seu companheiro Kimi Raikkonen mais uma vez fez uma bela corrida e terminou na quinta posição.

Enquanto Grosjean rodava, a chuva aumentava e todos entravam pra colocar pneu pra chuva e Sergio Perez se deu bem nessa e entrou antes de todo mundo e quando o safety car entrou na pista ele já era o terceiro, atrás apenas de Hamilton e Button e na 9ª volta a corrida foi interrompida com bandeira vermelha, Button descreveu a pista naquele momento como "Like a Lake".



Depois de quase 1 hora de interrupção a corrida reiniciou e novamente atrás do safety car, que não demorou muito pra sair e a pista foi secando a ponto de ser possível colocar o pneu intermediário, Hamilton teve problemas no pit e perdeu duas posições, enquanto Button após voltar pra pista se envolveu em um acidente com Karthkeyan e teve que escalar posições, pois danificou o bico e teve que fazer uma nova parada nos boxes.

Alonso em sua parada conseguiu, depois dos problemas dos pilotos da Mclaren, assumir a primeira posição, posição essa que foi muito ameaçada, mas que ele com maestria não deixou escapar, enquanto isso Massa se arrastava no pelotão lá de trás, com péssimo rendimento de sua Ferrari, que não tem velocidade nem de reta. Fernando Alonso chegou a ser o mais rápido da pista, quando estava molhada, inacreditável para um carro como a Ferrari e perfeito pra ele que demonstrou mais uma vez ser um dos melhores pilotos da F1 atual.

Sergio Perez conseguiu uma posição nunca antes alcançada pela Sauber em uma corrida, fazendo com que Peter Saiber chorasse ao fim da corrida e que os italianos da Ferrari aplaudissem o mexicano de pé e com alegria no rosto, indícios de uma conversa entre Ferrari e Perez?

Hamilton, mesmo com problema nos boxes conseguiu terminar a corrida em terceiro lugar e repetiu o mesmo resultado que tinha conseguido na corrida de abertura do campeonato na Austrália, completando o podium da corrida. Hamilton estava visivelmente mais satisfeito com o resultado, talvez por chegar na frente de Button.

O quinto lugar de Kimi Raikkonen mostra o quanto ele é rápido para se adaptar ao carro e o quanto ele é rápido na pista, bela contratação da Lotus. O quarto lugar ficou com Mark Webber, que mais uma vez fez uma corrida discreta, mas foi consistente.

Bruno Senna chegou a tentar o quinto lugar da corrida, forçando por 2 voltas Raikkonen, mas conforme a pista ia secando, ficava mais dificil de acompanhar e Raikkonen parecia fazer voltas de classificação, fez até a melhor volta da corrida. Bruno Senna não teve uma corrida fácil, mas foi determinado e mostrou habilidade para enfrentar a pista molhada, fazendo ultrapassagens por fora, por dentro e em pontos onde não tinha a ajuda da asa móvel, incrível. Senna estava na frente do seu companheiro de equipe que em décimo sofreu com um problema no motor na última volta da corrida.

A Mercedes mais uma vez mostra ter um carro rápido apenas de classificação, pois na corrida mais uma vez decepcionou e marcou apenas 1 ponto com Michael Schumacher.

E a classificação final da corrida foi
1 - Fernando Alonso / Ferrari
2 - Sergio Perez / Sauber
3 - Lewis Hamilton / Mclaren
4 - Mark Webber / Red Bull
5 - Kimi Raikkonen / Lotus
6 - Bruno Senna / Williams
7 - Paul di Resta / Force India
8 - Jean Éric Vergné / Toro Rosso
9 - Nico Hulkenberg / Force India
10 - Michael Schumacher / Mercedes

Enquanto isso...

Cacá Bueno ganhou sem dificuldades a etapa da estréia da Stock Car em Interlagos, largando em segundo, atrás de Allam Khodair, conquistou a liderança da corrida já na largada e conquistou a vitória de ponta a ponta. Em segundo ficou Thiago Camillo e Ricardo Maurício. Allam Khodair largou em primeiro, mas com problemas de desgaste excessivo de pneus terminou a corrida em 4º lugar.

Já na Formula Indy, Hélio Castroneves fez uma corrida estratégica e enquanto todos esperavam por uma corrida de recuperação de Rubens Barrichello, estreante, viu Helinho ser preciso e conquistar a vitória na primeira corrida da temporada, enquanto Tony Kanaan abandonou com problemas no alternador e Rubens Barrichello fez uma corrida discreta, por mais que seja a primeira corrida dele e que tenha que se habituar com essa nova formula de corrida com mais bandeiras amarelas e estratégias que mudam toda hora, todos esperavam um pouco mais dele, que terminou apenas na 17ª posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário