segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Novo Hyundai HB20 - Impressões ao Dirigir

Continuando a falar do Novo Hyundai HB20, tive a oportunidade de dirigir os modelos 1.0 e 1.6 em um percurso de 60km durante o seu lançamento, ambos na versão de câmbio manual, abaixo vou falar um pouco mais sobre cada um.

(Foto: Divulgação Hyundai)

Novo Hyundai HB20 1.0 12v
O banco é muito fácil de ajustar, a alavanca que regula a posição do encosto é fácil de manusear e de achar a posição certa, melhor ainda poder regular a altura do volante, além de ter um acabamento muito bem feito, o que torna o carro muito mais confortável pra dirigir no dia-a-dia.

Já comecei me surpreendendo, fazia muito tempo que eu não dirigia um carro 1.0, diariamente uso um Corsa 1.4 com 105cv, mas garanto que o motor de 80cv do HB não me decepcionou, muito pelo contrário,  os 80% de torque que estão disponíveis com apenas 2mil giros dão um fôlego a mais para o carro.

Mesmo com o ar-condicionado ligado, o motor não deixou a desejar, e chegou a 120km/h sem fazer muita força, mostrando estar apto para enfrentar o trânsito nas grandes cidades, o engate das marchas é perfeito, com embreagem bem ajustada e bem macia.

O carro é bem firme em ruas com asfalto liso e macio em ruas esburacadas, mostrando o ajuste perfeito da suspensão e amortecedor, deu pra perceber que os testes realmente foram feitos nas mais diversas condições, a única coisa que não agradou muito foi o barulho externo, o motor, quando forçado faz um barulho um pouco mais alto, além disso, mesmo com os vidros fechados, parecia que ainda entrava um pouco de vendo por alguma fresta.

No geral, o carro é bom, o motor 1.0 12v de 80cv é forte e o conforto do carro é algo que realmente chama a atenção, o preço de todas as versões 1.0 do HB20 são bem justos para tudo que o carro oferece. O consumo do carro com ar condicionado ligado, de acordo com o computador de bordo ficou em 9,0km/l com etanol.


Novo Hyundai HB20 1.6 16v
A versão testada foi a Premium com câmbio manual e só de entrar no carro já da pra ficar bastante impressionado com a qualidade do material, com o painel Supervision Cluster de duas cores, que deixa o interior do carro muito mais harmonioso, o acabamento é perfeito e o tecido colocado no banco é bem confortável e a chave canivete completa a boa primeira impressão sobre o carro.

A primeira e segunda marcha do carro respondem bem rápido e não é preciso forçar muito para sentir os 128cv do motor 1.6 16v em ação. A 3ª e 4ª marcha em baixa rotação demoram um pouco mais pra responder, mas em alta rotação é bem mais esperto do que o 1.0.

(Foto: Divulgação Hyundai)

Essa relação de marchas foi feita para privilegiar as ultrapassagens tanto nas cidades em 1ª e 2ª marcha, quanto em estradas em 3ª e 4ª marcha. O carro é bem esperto, a potência é uma das maiores da categoria e as ultrapassagens realmente eram feitas sem nenhuma dificuldade no percurso do test-drive.

Em curvas de baixa e média velocidade, o carro em nenhum momento ameaçou perder a dianteira ou a traseira, fez as curvas bem firme e a retomada de velocidade foi um ponto forte do carro. Da mesma forma que o 1.0, o HB20 1.6 se comportou muito bem tanto no asfalto mais liso, quanto em estrada de terra e ruas mais esburacadas.

O ar-condicionado na velocidade 3 é um pouco barulhento, mas mesmo em dias mais quentes, como fez no dia do teste, essa velocidade será usada apenas para esfriar o ambiente um pouco mais rápido, pois na velocidade 2 o funcionamento do ar-condicionado é perfeito.

Em relação ao barulho externo e do motor, a versão 1.6 parece ter um isolamento mais bem feito, pois com os vidros fechados pouco se escutava do ambiente externo, muito menos aquele barulho de vento que acabei escutando na versão 1.0 e nem nas aceleradas um pouco mais fortes ouvia-se o barulho do motor.

O consumo do carro, durante o teste, com o ar-condicionado ligado e abastecido com etanol ficou em 7,8km/l, uma média muito boa levando em consideração a potência do motor e a aceleração que foi feita durante o percurso.

Opinião geral sobre o teste-drive
Andando na estrada pude perceber o quanto o carro é diferente dos demais, os mais desavisados chegavam a parar seus carros pra admirar o HB20 passando, ainda mais quando algum HB20 cruzava meu caminho seguido por um Gol ou Novo Palio, pudia perfeitamente perceber a beleza do design do carro, fazendo com que os outros ficassem totalmente em segundo plano.

(Foto: Divulgação Hyundai)


Tanto a versão 1.0 quanto a 1.6 oferecem bastante conforto, o motor responde rápido e a dirigibilidade do carro é bem firme, de acordo com o gosto dos brasileiros, se você está pensando em comprar um carro nessa faixa de preço e puder esperar até Outubro, não deixe de conhecer o Novo Hyundai HB20, o popular mais completo e diferente.

3 comentários:

  1. Ótima matéria,realmente esse HB20 é um excelente carro!!

    Agora tenho dúvidas em relação ao custo para manter ele:
    Para manter a garantia de 5 anos precisa fazer todas as revisões na concessionária?
    será se as revisões serão caras?
    Será se seguro vai ter o valor parecido com os concorrentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto ao valor das revisões, será de preço fechado a cada 10mil km ou 1 ano, já vale a pena.
      Em relação ao seguro, a Hyundai tem um preço de seguro fixo de R$1.300,00 para o 1.0 e R$1.600,00 para o 1.6.
      Abs

      Excluir
    2. Vale a pena. valeu!!
      Abs

      Excluir