quinta-feira, 22 de março de 2012

Ayrton Senna - Simply the Best

Hoje, 21 de março de 2012, nosso tri-campeão faria 52 anos e com certeza não estaria chamando ele de tri-campeão, pois provavelmente, se não tivesse acontecido aquele acidente em 1º de Maio de 1994, ele seria tetra, penta ou até mais.

Ayrton Senna era apaixonado por vitórias, talvez mais que isso, ele era obcecado por vitórias, por isso lutou bastante e demonstrava em suas atitudes aquilo que realmente valia a pena, apenas a vitória. Por isso também virou um ícone para o povo e sempre terá um brasileiro na F1 que vai ser comparado ao Senna, nosso último e  eterno campeão de F1.

Senna levava a alegria brasileira ao podium e por ele milhões de brasileiros acordavam cedo nas manhãs de domingo, para assistir mais um show daquele que era simplesmente o melhor. Senna tirava coelhos da cartola em todas as corridas, fazia com seu carro o que poucos poderiam ou ousariam fazer, ele mesmo falava que o limite dele era um pouco acima ao dos outros e se cobrava para fazer o seu melhor e quando não conseguia demonstrava irritação.


E foi essa obsessão que levou Senna a se tornar um mito, um rei da chuva, ao ponto de com pista molhada os torcedores já apostarem o resultado, pois na maioria das vezes dava Senna. Tudo começou quando ele perdeu uma corrida de kart na chuva, pois tinha ido mal e rodou algumas vezes, a partir de então, todas as vezes que chovia ele pegava o kart e ia pra pista treinar e o resultado todo mundo lembra, Senna era o melhor na chuva.

E foi na chuva que Senna começou a aparecer para o mundo e também em uma das suas pistas favoritas, Mônaco. Ainda na Toleman, equipe pequena da época, em 1984 debaixo de forte chuva Senna começou sua série de ultrapassagens, enquanto todos tinham dificuldades de ficar na pista, ele parecia correr sozinho, chegou a ultrapassar Alain Prost e assumir a primeira posição, seria sua primeira vitória, mas uma bandeira vermelha interrompendo a corrida fez Senna ficar na segunda posição, pois valia a classificação da volta anterior à bandeira vermelha, e Prost ainda era o primeiro e assim conquistou 4,5 pontos, pois a corrida foi interrompida na metade, valendo apenas metade dos pontos. Se a corrida tivesse continuado, além da primeira vitória de Senna, Prost, em segundo lugar, conquistaria 6 pontos, 1,5 pontos a mais do que conquistou e não teria perdido o campeonato por apenas 0,5 pontos para Niki Lauda. Os brasileiros agradecem.

Foi em Mônaco que Senna mais venceu corridas, 6 no total, e ganhou o apelido de Rei de Mônaco, e também foi nas pistas do principado que Senna viveu uma das maiores frustrações da sua carreira, quando tinha 40 segundos de vantagem para o segundo colocado Senna se desconcentrou e bateu na curva que antecede a entrada do túnel, a corrida acabava ali para Senna, que foi direto para seu apartamento, que ficava a apenas algumas ruas dali, mas com esse erro nascia um novo Senna, mais ousado e centrado em um objetivo, o campeonato mundial de pilotos de 1988.

Em 1999 Senna e Prost já eram rivais e inimigos, apesar de pertencerem à mesma equipe, não se olhavam mais na cara um do outro, viviam em pé de guerra e davam declarações distorcidas à imprensa, e no GP de Suzuka, no Japão, foi onde aconteceu a pior marmelada da história da F1, Prost fechou Senna na entrada da chicane, visivelmente Prost saiu da tangência da curva para impedir a passagem de Senna, jogando seu carro em cima dele, Prost saiu da corrida, mas Senna, com ajuda dos fiscais de pista continuou e foi rumo ao campeonato, se recuperou na corrida, mas de nada adiantou, pois foi desclassificado, de forma ridícula, por ter cortado a chicane após o acidente.



Mas em 1990 Senna daria o troco, Senna fez a pole-position no mesmo GP de Suzuka, mas o Balestre não quis mudar o lado do grid de largada, fazendo com que Senna largasse na parte suja do circuito, ou seja, perdeu toda a vantagem que tinha por largar na frente, mas o melhor estava por vir, apesar de Senna não se orgulhar da forma como ganhou o título em 1990, na largada Prost, largando na parte limpa da pista, passou Senna, mas essa disputa duraria somente até a primeira curva, Senna não tirou o pé e bateu em Prost, fim de corrida para os dois e ali Senna se tornava bi-campeão de F1.

Mas o momento mais emocionante de sua carreira foi sua primeira vitória em Interlagos em 1991, ele sonhava muito com aquele momento e na noite anterior já estava com problemas de saúde e passou mal a noite inteira, mas sua obsessão não o permitia desistir e tudo que podia acontecer em uma corrida aconteceu. No início da corrida Senna foi perdendo marchas, mas sempre se mantendo em primeiro, faltando 4 voltas pra terminar, Senna possuía só a 6ª marcha e apenas 3 segundos de vantagem para Patrese, segundo colocado, e mesmo com problemas no carro e debaixo de chuva, Senna com apenas 1 marcha e pneus para a pista seca cruzou a linha de chegada em primeiro, soltando gritos dentro do carro, de alegria, de exaustão, de emoção, o povo brasileiro invadiu a pista e exaltou o nosso herói e a imagem de Senna cansado, sem conseguir levantar o troféu falou por si só o porquê Senna foi e é um herói até hoje, ídolo eterno de uma geração.

Senna não foi um ídolo só dentro das pistas, sempre teve em mente ajudar o povo brasileiro, o povo necessitado e foi assim, a partir dessa vontade, que Senna criou o Instituto Ayrton Senna, para capacitar crianças e jovens, dando a oportunidade de estudar, cuidar da sua saúde e crescer bem e feliz.


Parabéns Senna, seriam 52 anos de dedicação ao povo brasileiro.
Valeu Senna, seu exemplo ficou, assim como toda a sua garra, luta e dedicação, por um ideal nobre.
O ideal de tornar verdade um sonho, de ver o povo unido, dando as mãos em busca de uma vitória, por acreditar no povo brasileiro, povo que você deu tantas alegrias. Valeu Senna - Simply the Best.

Infelizmente você se foi sem poder ver o sucesso que é o Instituto Ayrton Senna e sem realizar um de seus sonhos, correr pela Ferrari.

Veja abaixo o motivo do título do post, Simply the Best.
São dois vídeos, um com todos os momentos que falei no post e outro com a Tina Turner chamando e cantando Simply the Best para o Senna em um show em 1993.





2 comentários:

  1. Um programa de uma emissora Inglesa fez um mini documentário sobre o Senna e entrevistou vários pilotos e perguntou para todos qual o melhor piloto de todos os tempos e adivinha qual foi a resposta hehehehe.

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    1. Não tem o que falar, Senna continua sendo base de comparação para muitos pilotos, igualar um número de Senna, que seja pole-position ou vitória, é se ver entre os maiores, mas o maior é o Senna!

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