Por Caio Ribeiro, Gerente
Sênior de Classificados e Novos Negócios do MercadoLivre
Até pouco tempo atrás, para
comprar e vender um carro era necessário muito tempo e dedicação. Hoje, a
internet simplifica e torna mais ágil essa atividade para ambos os lados:
proprietários e interessados.
Para conhecer mais sobre os
hábitos dos compradores no uso da rede mundial de computadores no processo de
decisão e compra de um veículo, nós do MercadoLivre Classificados realizamos
uma pesquisa em parceria com a Oh!Panel. O resultado foi um estudo que traça um
raio X sobre as preferências e comportamentos das pessoas, com base nas suas
decisões de compra e venda de carros através das plataformas on-line de
classificados no Brasil e em outros oito países da América Latina.
Um dos dados que se destaca
no estudo sugere que antes de tomar uma decisão de compra 95% dos brasileiros
usam a internet para a comparação de preços de veículos. Em primeiro lugar, a
internet é usada para comparar preços (95%), em seguida, pesquisar mais sobre
marcas e modelos de veículos (93%) e, finalmente, para escolher uma
concessionária (83%).
A pesquisa apontou, ainda, o
ranking das marcas mais desejadas. Os veículos da Chevrolet são os mais
cobiçados, com 12,9% da preferência dos internautas brasileiros. Na segunda
posição aparecem os carros da Volkswagen, com 11,9%, seguidos pela Hyundai, com
10%.
Já no momento de comprar o carro dos sonhos, em ordem de
importância: 30,8% dos entrevistados
optam pela marca de desejo e 28% consideram a tradição e história da marca na
hora de escolher um novo veículo. Além disso, 22% escolhem marcas que detém os
modelos mais inovadores e outros 20% preferem escolher o carro
por:
marca que já está acostumado desde a compra do primeiro veículo; marca de melhor preço; ou pela fábrica do veículo ser no país, nesta ordem.
Sobre o pagamento, 38,5% das
pessoas que responderam à pesquisa afirmam que recorrerão ao financiamento total
e 20,6% pagarão à vista. 16% utilizarão o valor do carro antigo, complementando
com o financiamento.
Quanto às ofertas, podemos
destacar que, de acordo com os resultados da pesquisa, metade dos carros
anunciados em classificados online é vendida em menos de duas semanas e o
restante é vendido em menos de um mês. Após ter experiências positivas, os
internautas brasileiros não só usam mais a Internet para comprar e vender
veículos, como recomendam a amigos que utilizem deste meio.
As principais razões para
usar a rede como meio para anunciar seus veículos são: porque é mais fácil
(55%), mais rápido (50%) e mais cômodo (44%).
A internet revolucionou o
negócio de classificados em si, pois possibilitou aos compradores a
possibilidade até então inédita de ver imagens dos veículos que realmente estão
anunciados; e aos vendedores de ganhar mais agilidade nas negociações,
mostrando os principais atributos do veículo por imagens, não por meio das famosas
abreviações que eram praxe no passado não tão distante.
E esta pesquisa, compartilhada
aqui de forma breve, demonstra em números uma fotografia dessa nova realidade.
A internet é uma ferramenta muito importante e cada dia mais presente na vida
das pessoas no momento da decisão de negociar uma das paixões nacionais - os
carros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário