terça-feira, 13 de março de 2012

Temporada F1 2012 - Start Your Engines


E na quinta-feira às 22h30 começa o primeiro treino da temporada 2012 de F1 no circuito de Melbourne, Austrália. Os motores vão voltar a roncar para o delírio dos milhões de fanáticos que acompanham a F1 ao redor do mundo, felizmente a espera vai acabar e o Blog Nas Quatro Rodas vai acompanhar todas as etapas e fazer um resumo dos GPs e do desempenho dos pilotos e carros.

A F1, para muitas pessoas, tem um significado que vai muito além de fanatismo, parece que corre no sangue, que é o oxigênio que enche os pulmões. São máquinas que trazem brilhos aos olhos e que emitem um som incomparável e inconfundível, que arrepia e faz o coração bater mais forte.



O regulamento técnico da F1 para 2012 exigiu algumas mudanças que deixaram os carros menos bonitos, pois a maioria escolheu um degrau no bico que tornou o carro menos atrativo, mas que algumas equipes defenderam como um ganho aerodinâmico, não entendo muito de aerodinâmica ou dos dados técnicos da F1, portanto não vou falar desses dados e sim do que interessa, das corridas.

Tenho uma incrível paixão pela F1, pelo esporte, pela competição e principalmente pelos carros. Não nego minha torcida pela Ferrari, mas vou tentar ser imparcial e dar declarações sobre os acontecimentos das corridas.

Após três testes de pré-temporada em Jerez de la Frontera e Barcelona surgiram alguns rumores, porém a única certeza que há nesses testes, é que a Hispania, que nem testou, vem novamente para ser a última equipe do grid, isso se conseguir se classificar para as corridas na regra dos 107%.

Este ano serão 5 equipes que vão brigar pelo pelotão da frente, são elas Red Bull, Mclaren, Ferrari, Mercedes e a Lotus (Antiga Renault). Todas as equipes possuem uma dupla de pilotos forte, com exceção de Romain Grosjean, companheiro de Kimi na Lotus.



Teremos alinhados no grid 6 campeões mundiais de F1 que juntos somam 14 títulos, são eles Michael Schumacher da Mercedes com 7 títulos, Fernando Alonso da Ferrari com 2 títulos, Sebastian Vettel da Red Bull com 2 títulos, Jenson Button e Lewis Hamilton da Mclaren com 1 título cada e Kimi Raikkonen da Lotus com 1 título também.

A Red Bull com Adrian Newey, mais uma vez, parece ter feito um carro campeão e com Sebastian Vettel embalado com 2 títulos mundiais nos últimos 2 anos vem embalado e motivado para mais um título e pelos testes de pré-temporada, tudo indica que pode acontecer. Já Mark Webber deu uma entrevista daquelas que era melhor não ter dado, disse que a melhor forma de parar Vettel é andar mais rápido que ele na classificação, mas esqueceu de falar que na corrida ele precisa também ser mais constante.

Já a Mclaren parece que conseguiu se aproximar de vez da Red Bull, fez um carro consistente e rápido. Jenson Button é o piloto mais calmo e estrategista do grid atual, sabe poupar o carro durante a corrida e por isso seus pneus sempre estão em melhor estado para brigar pelas primeiras posições no fim da corrida, conseguindo no ano passado conquistar algumas vitórias mesmo com um carro inferior. Hamilton vem de um ano que cometeu muitas besteiras, muitos acidentes, parecia que não estava concentrado para ganhar o título, após romper com seu pai, que era seu empresário, sua carreira desandou, o que já não era muito bom, ficou ainda pior e esse ano precisa mostrar que está de volta, que ainda é aquele piloto rápido e consistente que conquistou o campeonato em 2008.

Surgiram boatos de que a Ferrari pode estar escondendo o jogo, pois o que se viu foi uma equipe brigando com um carro complexo e que não conseguiu mostrar todo seu potencial durante os testes, mas na minha humilde opinião, uma equipe com o tamanho da Ferrari e com todo o dinheiro dos patrocinadores envolvidos não iria esconder o jogo, ainda mais depois de passar dois anos bem atrás de seus concorrentes, creio que o carro é realmente problemático, mas a equipe tem força e estrutura para desenvolver melhor o carro durante a temporada, vai ser bom pra equipe e para a F1 que consiga. Alonso e Massa formam uma dupla forte, considero Alonso o piloto mais completo da F1 hoje e Massa, que está sofrendo pressão precisa corresponder às expectativas da equipe.

Já a Mercedes e Lotus, teoricamente, vão brigar para ser a 4ª força da temporada, A Lotus vem motivada da excelente pré-temporada que fez, mesmo com o defeito no chassi impedindo que fizessem 4 dias de treinos em Barcelona, mas demonstrou ter um carro muito bem equilibrado e também com uma motivação a mais, a volta do velho e bom Kimi Raikkonen. A Mercedes ainda conta com a mesma dupla do ano passado, é uma dupla forte, mas que precisa mostrar mais, Schumacher ainda é rápido, falta ter um carro à altura pra poder mostrar que ainda é bom no que faz, em 2011 conseguiu em algumas corridas mostrar que ainda está inteiro e pode disputar posições como antigamente.

Já no pelotão intermediário, vou incluir a Williams junto com a Toro Rosso, Sauber e Force India, apesar de ter uma dupla de pilotos nova, Maldonado e Bruno Senna trouxeram um aporte financeiro para a equipe que pode render um bom desenvolvimento para o carro, além de serem dois jovens promissores e prováveis futuros campeões de F1.

Que a temporada comece com muitas disputas, que os carros sejam realmente rápidos em 2012.
A primeira corrida está marcada para as 3h da manhã de Domingo, agora é esperar e ver quem será a verdadeira força da temporada 2012 de F1.

Enquanto isso, vamos curtir o vídeo da primeira vitória de Senna em Interlagos em 1991, quando terminou a corrida em baixo de chuva e apenas com a 6ª marcha. Isso é o esforço de um campeão e mostra o comprometimento e o significado que a F1 pode ter para formar heróis que não estavam preocupados em serem heróis só dentro das pistas, mas fora delas também. Valeu Senna.



2 comentários:

  1. Ta começando a pegar jeito hein!Até parece jornalista esportivo escrevendo hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica fácil quando a gente gosta muito de alguma coisa. Valeu!!!

      Excluir