domingo, 29 de abril de 2012

Formula Indy - A história se repete!

Nesse fim de semana foi realizado pela terceira vez o Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé no circuito do Anhembi em São Paulo e novamente Will Power, assim como nos dois primeiros anos, faturou a corrida. Mas hoje esse post não se trata apenas da corrida em si, mas também da estrutura e do "carnaval" que a emissora de TV não mostra, mas também sei elogiar.

A Indy não é tão popular no Brasil como é a F1, mesmo contando com pilotos como Tony Kanaan e Helio Castroneves sempre entre os top 10 pilotos da categoria, por isso, além da presença importantíssima de Rubens Barrichello, a Indy proporciona uma maior interação entre o público presente no autódromo e os carros e até mesmo com os pilotos da categoria.

(Foto: Renan Collodoro)

Como podemos ver na foto, a Indy abre um espaço dentro da área dos boxes para que o público possa se aproximar mais dos carros, acompanhar o trabalho dos mecânicos, da imprensa e até chegar perto de alguns pilotos, mais próximo do que um dia pensariam que iam chegar de Rubens Barrichello, caso ele ainda estivesse na F1. A Indy é mais humana, mais família, mas também tem menos glamour que a F1, pelo menos no Brasil.

Mesmo assim tem seus shows à parte, como o hino norte americano cantado por Luiza Possi, realmente a voz dela emociona, assim como o hino nacional tocado pelo Maestro João Carlos Martins emocionou quem estava presente, mas o que realmente levou a adrenalina de todos que estavam no Anhembi foi a apresentação dos caças F15 da força aérea dando um rasante a poucos centímetros das cabeças do público que acompanhava, simplesmente demais, fantástico e incrível. Peço até desculpas pelos palavrões que existem no vídeo, mas a adrenalina subiu muito na hora.

(Vídeo: Caças Indy - Renan Collodoro)

Mas nem tudo é alegria, apesar do esforço da prefeitura em disponibilizar transporte público para atender ao opublico, não é o suficiente, a pista fica a 20 minutos de caminhada do metro, não há bolsões de estacionamento suficientes, os portões de entrada não tem acesso para chegar de carro. Além disso, tem que ir com o bolso preparado, pois se quiser comer, vai gastar pelo menos R$30,00 por pessoa em cada dia, totalizando em média R$60,00 no fim de semana, um pouco caro para comer um espetinho, tomar refrigerante, é o desrespeito com o "consumidor". Mas em nenhum momento fomos desrespeitados por ninguém que lá estava trabalhando, na verdade as sinalizações estavam muito claras.

A TV Bandeirantes faz um carnaval maior do que realmente é a Indy aqui, tentando elevar a audiência apostando no Rubinho e faz parecer que só existe ele de brasileiro na categoria, faz uma cobertura muito boa sobre o evento, mas falando muito do mesmo, sem mostrar ao público o que realmente é a categoria e preservando o bairrismo, a estranha obsessão do brasileiro em torcer só por outro brasileiro e não por quem realmente é bom, fazendo com que o público continue sem entender a categoria, as estratégias, quem são os pilotos, etc. Além disso, utilizou desse espaço para promover a Formula Truck, enquanto o público aguardava um pouco de adrenalina dos caminhões na pista, eles apenas deram 2 voltas sem emoção alguma, decepcionando quem esperava por alguma coisa melhor que isso. As tentativas de entreter o publico realmente só cessou quando os caças apareceram e a corrida começou.

Os brasileiros não largaram em posições muito boas, ficando com Will Power a pole-position, enquanto Tony Kanaan largava em 12º, Barrichelo em 13º, Helinho em 20º e Bia em 21º. A largada aconteceu pontualmente às 12h30, e Will Power conseguiu manter a liderança da corrida, diferente dos últimos dois anos, não houve acidentes na largada, tudo correu bem e os brasileiros começavam a escalar o pelotão até a primeira bandeira amarela, quando Helinho trocou a estratégia e antecipou sua parada, isso fez com que ele escalasse posições importantes durante a corrida, e pulasse da 20ª colocação para terminar a corrida em 4º, sendo o melhor colocado, Will Power perdeu a liderança apenas após sua última parada Scott Dixon, que acabou parando nos boxes e Will Power reassumiu a ponta. As últimas voltas da corrida foram marcadas pelas bandeiras amarelas e em uma delas envolvendo 7 carros, entre eles Bia Figueiredo e Tony Kanaan, mas nada tirou o reinado de Will Power nas ruas de São Paulo e é a terceira vitória dele em três edições, Ryan Hunter-Ray e Takuma Sato completaram o pódio.

(Foto: Renan Collodoro)

E a nota lamentável da corrida foi o que aconteceu de novo no pódio, no ano passado tentando imitar o tradicional leite que o campeão das 500 milhas de Indianápolis toma, no pódio Will Power teve que tomar um leite que ele mesmo disse ser horrível, se já não bastesse isso, este ano os pilotos tiveram dificuldades para abrir o champanhe no pódio, mostrando que a organização está mais preocupada em fazer um carnaval para os brasileiros, do que fazer um belo espetáculo, humilhante para o Brasil mostrar ao mundo inteiro que não é capaz nem de fornecer algo de excelência para que os pilotos comemorem, mas ao mesmo tempo hilário e divertido de ver.







quinta-feira, 26 de abril de 2012

Lamborghini URUS - Forte Conceito

Não é porque sou Ferrarista que eu vou falar isso, não escondo minha paixão por carros italianos e a Lamborghini é a terceira marca que eu mais gosto, atrás da Ferrari e Maserati (que também apresentou sua SUV), mas o carro conceito da SUV da Lamborghini foi apresentado no Salão do Automóvel da China, em Pequim, e digamos que é meio estranho, de gosto duvidoso, assim como o nome, Urus.

Apesar de seguir o conceito coupé da BMW X6, as linhas são diferentes, menos harmoniosas, e mais retas, mas que possuem uma identidade própria, assim como todos os carros da marca e que chegou para quebrar paradigmas.

(Foto: Divulgação)

Os principais concorrentes, além da BMW X6 são a Porsche Cayenne e a Audi Q7. Por falar em Audi Q7, a Urus possui a mesma potência de motor, com 609 cavalos de potência, pois vem equipado com um V8 bi-turbo, câmbio de dupla embreagem e tração integral.

Se falarmos só em questão de beleza, eu acho que a Urus sai perdendo para seus concorrentes, pois a X6 e a Cayenne são muito mais atrativas aos olhos, mas a Urus chega apoiada em uma marca reconhecida mundialmente por fazer carros muito velozes e luxuosos, portanto vai atrair muitos interessados ao redor do mundo e com certeza no Brasil, que os carros desempenham um status maior do que em outros países, pelos altos preços cobrados.

(Foto: Divulgação)

Esse superesportivo em forma de SUV só vai começar a ser fabricado no fim de 2014 e a marca espera produzir cerca de 3.000 unidades por ano, um número bem alto e agressivo para um carro desse porte, mas que se seguir o sucesso que teve a Porsche Cayenne, com certeza vai atingir facilmente.

A Urus é mais que um Jipe, é um super carro, com tecnologia de ponta, que possui um conforto inigualável,  além de produzir baixos níveis de consumo de combustível e poluentes, principal ponto fraco de um carro desse porte, mas que a Lamborghini pretende extinguir com a tecnologia colocada na Urus.

(Foto: Divulgação)

Ainda é um projeto, um conceito, que caso dê certo e seja bem aceito, o carro deve passar de US$ 200mil no mercado Americano, pois inicialmente a Lamborghini pretende comercializar a Urus apenas nos Estados Unidos, Rússia e China, apesar de enxergarem no Brasil um mercado emergente em potencial, mas com certeza não chega por menos que R$ 1 milhão.

Todo o descritivo da Urus postada aqui foi a minha opinião, que pode ser diferente da sua, por isso, comente e fale o que você mais gostou do carro.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Nova Ford Ecosport - De Cara Nova

A Ford resolveu mostrar ao mundo o visual definitivo da Nova Ecosport que chega ao Brasil em Junho, apesar de ainda não divulgar o preço, o carro já está chamando a atenção por si só, lançado em definitivo no Salão da China, que está aberto ao público nessa semana. Lembrando que a Ford pretende comercializar a nova Ecosport a nível mundial e o carro também será produzido no Brasil.

(Foto: Divulgação)

O carro é bem parecido com o protótipo que foi mostrado no início do ano e seu lançamento está sendo muito aguardado, tanto que já existem muitas matérias sobre o lançamento do carro, além de estar atraindo bastante a atenção dos consumidores.

A Ecosport era um carro que precisava ser renovado, que começou a perder mercado para o Renault Duster no fim de 2011, e com razão, pois o visual do Duster é bem mais atrativo do que a Ecosport que é vendida atualmente nas lojas da Ford, é um carro que parece frágil, mesmo tentando passar robustez.

Diferente disso, a nova Ecosport mostra mais que robustez, com um visual totalmente renovado, agressivo, que lembra um pouco a Ford Edge, o carro é moderno bonito e vai chamar a atenção em qualquer cor e ao mesmo tempo tem tamanho de um utilitário feito para uma família de classe média, que procura um carro bonito e com bom custo/benefício.

(Foto: Divulgação)

Essa festa toda que está sendo feita pelo lançamento da Nova Ecosport vai depender única e exclusivamente de uma coisa pra vingar no Brasil, o preço.
Esse é o item mais importante para bater de frente com a Renault Duster, seu principal concorrente, que custa a partir de R$53.000,00, aproximadamente. Se o preço da Ecosport for próximo disso, com certeza vamos ver muitos iguais a este nas ruas, mas a minha impressão e opinião é que o preço vai ser a partir de R$58.000,00.

(Foto: Divulgação)

A motorização que deve equipar a nova Ecosport é o motor Sigma 1.6 16v de 115cv e a versão top de linha (Titanium) vai ser equipada com Duratec 2.0 16v de 143 cv de potência. E vem recheado de opcionais como ar-condicionado digital, direção elétrica, partida sem chave, acendimento automático dos faróis e sistema multimídia SYNC com entrada USB, comando de voz e tela de 3,5 polegadas, além de air bags frontais, freios ABS com EBD (sistema de distribuição da força de frenagem nas rodas), controle eletrônico de estabilidade, auxílio para saídas em ladeiras e sensores de estacionamento.

A previsão de chegada do carro, como já dito anteriormente, é em Junho, porém as versões automáticas e com tração integral podem demorar um pouco mais e chegar em Setembro, tenho certeza que muita gente está esperando a Ford divulgar o preço do carro pra decidir se aguarda ou não o lançamento em Junho.

O carro está preparado para enfrentar seus concorrentes e atrair a curiosidade e o gosto dos consumidores, resta saber qual será a estratégia de preço da marca pra poder atingir sua meta de vendas, eu sinceramente torço para que a Ford mantenha os pés no chão e tenha preços acessíveis para ambas as versões, pois eu certamente sou um comprador em potencial, gostei bastante do carro, talvez a única coisa que eu mudaria é o tamanho das rodas, mas vou esperar pra ver.

domingo, 22 de abril de 2012

GP do Bahrein - Eles estão de volta!

Sim o título está certo, eles estão de volta, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, que ficaram em 1º e 2º lugares, respectivamente, hoje no GP do Bahrein que foi disputado hoje, 22 de Abril, no meio ao caos que tomam as ruas da cidade, com protestos contra a monarquia que existe hoje no país.

Não concordo com manifestações violentas, como também discordo de a F1 ter ignorado a situação política do país em nome do dinheiro, mas não vou entrar nesse mérito aqui no blog, falarei disso em outra oportunidade.

Sebastian Vettel conseguiu, mesmo que só por essa corrida, se adaptar ao novo carro da Red Bull, utilizando os novos escapamentos desenvolvidos pela scuderia e conquistou tanto a pole position quanto o 1º lugar da corrida, mas que no final viu Kimi Raikkonen, "the iceman", se aproximar e quase fazer a ultrapassagem em cima de Vettel.

(Foto: F1Pulse)

Que Vettel fez uma bela corrida, liderando de ponta a ponta, não é nenhuma novidade, deixaram o moleque ressuscitar, agora ele está de volta. Mas Kimi Raikkonen fez uma excelente corrida até chegar na segunda posição. O Homem de Gelo largou em 11º lugar e foi escalando o pelotão, arriscando até uma ultrapassagem em cima de Vettel, mas que infelizmente não aconteceu, eu digo infelizmente porque queria ver a reação de todos ao ver Raikkonen ganhar uma corrida após 2 anos fora, ninguém imaginava que a adaptação ia ser rápida.

As decepções dessa corrida foram das equipes com motores Mercedes, tanto a própria equipe da Flecha de Prata quanto a Mclaren foram muito mal, após a vitória de Rosberg no GP da China e das voltas rápidas nos treinos livres, todos apostavam em outra vitória fácil da Mercedes com Rosberg, mas o carro não teve o mesmo desempenho e por muitas vezes travou as rodas e acentuou o desgaste dos pneus, não conseguindo brigar pelas primeiras posições, além de ter colocado Hamilton e Alonso para fora da pista ao defender sua posição, mas que não foi punido por isso, e mesmo assim terminou na 5ª colocação.

(Foto: F1Fanatic)

Já a Mclaren teve problema em quase todas as suas trocas de pneus, tanto com Button quanto com Hamilton, prejudicando suas posições durante a corrida, mas se não bastasse os problemas nos boxes, os carros da Mclaren não tiveram um bom ritmo de corrida, com Hamilton terminando apenas em 8º, entre os carros da Ferrari de Alonso e Massa, respectivamente 7º e 9º colocados. Isso não quer dizer que a Ferrari evoluiu e sim que a Mclaren não conseguiu o acerto ideal para seus carros ficarem competitivos.

Quem completou o pódio foi Romain Grosjean, também da Lotus, apagando, de uma vez por todas, a má impressão pelos resultados obtidos nas duas primeiras corridas do ano, quando abandonou após rodar na pista. Grosjean também fez uma bela corrida, largando em 7º e terminando em 3º, mas nada excepcional, já que os carros da Lotus vêm obtendo uma evolução frequente, corrida a corrida.

A principal surpresa nos pontos foi Paul di Resta que terminou em 6º lugar com a Force India, com uma estratégia ousada de 2 paradas, já que a maioria das equipes optaram por 3 paradas, Di Resta conseguiu poupar inteligentemente seus pneus e terminar na zona de pontos, com um carro bem nascido, dentro das suas limitações, Di Resta vem demonstrando bom potencial para sonhar estar em equipes maiores nos próximos anos.

Colocando a minha torcida pela Ferrari de lado, Alonso merece o respeito de todos que acompanham a F1, pois com um carro mal nascido ele pontuou em todas as corridas, mantendo uma boa regularidade e mostrando ao mundo que pode ser o melhor piloto que existe no atual grid da F1, conseguiu passar ao Q3 no treino de classificação e levar a Ferrari à 7ª colocação na corrida, ficando na frente de Hamilton que não conseguiu pressionar o bi-campeão. Alonso fez uma bela largada, lutou enquanto pôde por posições e atualmente ocupa o a 5ª posição no campeonato de pilotos e a Ferrari promete para a próxima corrida, em Barcelona, um carro praticamente novo, que pode lutar por posições melhores, se Alonso com um carro ruim já faz milagres, se derem à ele um carro campeão, com certeza será o dono da taça.

(Foto: Steve Crips | Reuters)

Ainda falando da Ferrari, Felipe Massa, até que enfim pontuou na temporada de 2012, em uma pista que ele gosta e que já venceu, Massa terminou a corrida em 9º lugar, depois de ter largado em 14º Massa fez uma excelente largada e chegou a ficar em 7º na corrida, mas a Ferrari demorou um pouco em uma das suas paradas e Massa não conseguiu sonhar com uma posição melhor, mas já se viu que houve uma mudança de comportamento do piloto em relação às constantes críticas que vem recebendo da imprensa e que com total apoio da Scuderia Ferrari, com certeza vai lutar por posições melhores.

Bruno Senna abandonou a corrida, assim como seu companheiro de equipe Pastor Maldonado...
As Sauber não tiveram um bom desempenho na corrida, terminando a corrida fora dos pontos...
Michael Schumacher, após ser eliminado no Q1 terminou a corrida em 10º...
Jenson Button abandonou a corrida faltando 1 volta do fim.

No mais a corrida não teve nada de especial, chegando a ser chata em alguns momentos, mas que trouxe mais um novo vencedor para a temporada, que teve 4 pilotos diferentes vencendo as quatro primeiras etapas do ano. É o início de campeonato mais disputado dos últimos tempos e Raikkonen demonstra que está próximo de uma vitória com a Lotus, a classificação final da corrida ficou assim:

1º - Sebastian Vettel / Red Bull Racing
2º - Kimi Raikkonen / Lotus Renault
3º - Romain Grosjean / Lotus Renault
4º - Mark Webber - Red Bull Racing
5º - Nico Rosberg / Mercedes Petronas
6º - Paul Di Resta / Force India
7º - Fernando Alonso / Ferrari
8º - Lewis Hamilton / Mclaren Mercedes
9º - Felipe Massa / Ferrari
10º - Michael Schumacher - Mercedes Petronas

No próximo fim de semana acontece o GP de São Paulo da Fórmula Indy e o Blog Nas Quatro Rodas vai acompanhar In Loco essa disputa, fique ligado!!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Agenda Nas Quatro Rodas - Informação

O post de hoje é sobre as notícias que foram divulgadas recentemente na mídia.
Agenda Nas Quatro Rodas.


Chevrolet Sonic
A General Motors Brasil confirmou a chegada da versão Hatch e Sedã para Junho. Junto com a chegada vai haver um jogo chamado "Pegue se for Capaz" e o vencedor será premiado com o primeiro Sonic do Brasil. O jogo conta com interação total dos participantes. Serão 10 etapas e os 5 jogadores melhor colocados no ranking ao término dessas etapas serão levados, com tudo pago, para uma cidade, que não será revelada antes da hora, para encontrar o novo Sonic, quem encontrar primeiro ganha o Sonic e entra pra história do modelo como o primeiro consumidor do carro.

(Foto: Divulgação)


Citroen DS3
A Citroen revelou o preço desse Hatch que já desembarcou no Brasil e está exposto na loja conceito da Citroen na rua Oscar Freire em São Paulo, que foi inaugurada hoje. Esse "carrinho" premium terá o valor de R$90.000,00 no Brasil, que chega no fim de Maio ou começo de Junho. Com esse preço a Citroen também confirma que o DS3 vai vir para disputar mercado com o Mini Cooper e com o Audi A1. Se quiser mais informações sobre o carro acesse o link (http://nasquatrorodas.blogspot.com.br/2012/03/citroen-ds3-novidade.html).

(Foto: Divulgação)


F1 no Bahrein
Mesmo com os constantes protestos da população, revoltada com o governo do Bahrein, a F1 desembarcou no país para disputar o quarto GP da temporada no próximo fim de semana. Em 2011 o GP não foi realizado devido aos mesmos protestos, mas o governo prometeu segurança para as equipes e pilotos da F1 durante o fim de semana. Na minha opinião não deveria haver nada nesse país enquanto não respeitam a sua população e a pista excluída definitivamente do calendário, em países que há conflitos e guerra civil o esporte deveria passar longe. Mas parece que o dinheiro é mais importante que tudo e o Bernie Ecclestone e os organizadores do GP não querem mais um ano de prejuízos.
Membros da Force India presenciaram a ação dos rebeldes ateando fogo em carros, por isso alguns membros da equipe deixaram o país alegando falta de segurança.

(Foto: AFP)


Audi e Ducati
A Audi anunciou nessa semana a compra da marca italiana de motos Ducati por 1,13 bilhão de dólares. A compra faz parte da estratégia da Audi em competir com a BMW e assumir o primeiro lugar nas vendas, já que em 2011 conseguiu ultrapassar a Mercedes-Benz. A Ducati é uma moto esportiva premium, assim como as fabricadas pela BMW, e no ano passado foram emplacadas mais de 42 mil motos Ducati, com faturamento de 480 milhões de Euros.

(Foto: Divulgação)

Nova Minivan da GM
A GM Spin já foi flagrada algumas vezes disfarçada rodando pelas ruas do país, o modelo em teste irá substituir de uma só vez a Meriva e a Zafira, é uma dura missão, já que as duas minivans tiveram bons números de vendas no Brasil. A GM Spin deve chegar ao Brasil no segundo semestre, por enquanto só existem fotos do carro disfarçado e algumas montagens de como acham que será o carro, é aguardar pra ver o lançamento. A GM do Brasil está investindo forte no lançamento dos seus carros, assim como a Fiat tem feito.

(Foto: R7.com)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Preço do Combustível - Roubo Anunciado

E a Petrobras anunciou que em 2012 vai ser difícil de segurar o preço do combustível no Brasil, como se o combustível no país já não fosse caro o suficiente.

Não faz muito tempo que os postos ficaram sem combustível em São Paulo por causa da greve dos caminhoneiros devido a proibição dos caminhões na Marginal Tietê em alguns períodos do dia e nesse episódio muitos donos de postos resolveram se aproveitar e roubar os consumidores com preços totalmente abusivos, chegando a custar R$5,00 o litro do combustível, mas começo a pensar e vejo que os preços praticados atualmente não estão muito diferentes disso, onde já se viu pagar quase R$3,00 por um litro de gasolina e R$2,00 no litro do etanol.

O governo gosta de se vangloriar falando que o Brasil se tornou auto-suficiente em petróleo, pois se isso realmente aconteceu, se não dependemos de petróleo de outros países para gerar nossa gasolina, e também não precisamos de nenhum outro país pra gerar o etanol da cana de açúcar, então por quê pagamos tão caro pelo combustível?

(Foto: Renan Collodoro)


Acho que um país que se denomina auto-suficiente em alguma coisa não precisa aumentar o preço do combustível, nesse caso, o certo a se fazer seria diminuir o preço do mesmo, já que não dependemos dos altos preços de importação do barril de petróleo pra poder produzi-los, mas aí começo a pensar um pouco mais a fundo e lembro que em vez de abastecer as distribuidoras de combustível no país, nós exportamos para os países vizinhos.

Por exemplo, enquanto o brasileiro paga em média R$2,90 no litro da gasolina comum, essa mesma gasolina é exportada para países vizinhos por no máximo 1/3 desse valor, preço esse que não é repassado para as distribuidoras e que além disso, sofre com os altos impostos que temos no país, fazendo com que a gasolina no Brasil seja uma das mais caras do mundo e sabemos que não é só a gasolina que sofre com os impostos.

Falei do país auto-suficiente em petróleo, pois Graça Foster afirmou que esse aumento do preço do combustível é derivado do patamar do preço internacional do petróleo, que está mais alto do que em anos anteriores, pois bem, se somos auto-suficientes, onde o preço internacional influencia no preço do combustível no Brasil? Ser auto-suficiente não é ter o poder de trabalhar com esse produto de uma maneira mais barata e efetiva?

Esse é mais um roubo anunciado no Brasil, como se já não bastasse os altos impostos pagos por todos os brasileiros, como se não bastasse um motorista ter que pagar IPVA, DPVAT e licenciamento do veículo, além de inspeção veicular em algumas cidades, também precisa ser roubado na hora de abastecer o carro, o brasileiro é visto como um país realmente rico, pois não se importa em pagar caro pela gasolina ou mesmo pagar caro nos carros sem nenhum opcional, é porque tem dinheiro sobrando.

(Foto: Blog biodieselbr)


Sou a favor de energias renováveis, como é o caso do etanol, mas não sabemos tirar proveito disso, pois é um combustível barato de ser produzido e caro para o bolso de quem abastece, se isso acontece hoje em dia, imagina quando a onde de carros elétricos chegar definitivamente, com certeza com a baixa demanda, vai aumentar ainda mais o preço e os carros serão artigos de luxo de quem tem dinheiro para abastecer ou de quem tem dinheiro para ter um carro elétrico.

O engraçado disso tudo é que a Petrobras anuncia o aumento do preço do combustível no mesmo dia em que o Diesel S50 recebeu uma matéria exclusiva na Globo, ironias a parte, é apenas mais um combustível com um diferencial mínimo para caminhões antigos e que também só servirá para lucrar mais, pois, apesar de ser mais econômico, a porcentagem do preço em cima do Diesel normal é maior do que a porcentagem de economia.

Obrigado Brasil, por cuidar tão bem dos brasileiros.

domingo, 15 de abril de 2012

GP da China - Um Novo Vencedor

E na madrugada do dia 15 de Abril aconteceu o GP da China de F1 que teve Nico Rosberg largando na pole-position pela primeira vez após 111 corridas na carreira, uma surpresa, já que a McLaren vinha dominando a primeira fila nas duas primeiras corridas da temporada.

Na verdade, surpreendente foram as posições do grid de largada que além de Rosberg na pole, teve Schumacher largando ao seu lado na primeira fila, pois Hamilton, que tinha feito o segundo melhor tempo, largou em 7º por ter trocado o câmbio e assim perdeu 5 posições. Na segunda fila o "mito" Kobayashi colocou sua Sauber em uma posição que ninguém imaginava seguido por Kimi Raikkonen da Lotus.

Jenson Button e Mark Webber completavam a terceira fila, impressionante que carros como os da Lotus e da Sauber conseguiram largar na frente da Mclaren e Red Bull. O piloto sensação do GP da Malasia, Sergio Perez largou em 8º, o que demonstra o grande potencial desse carro da Sauber, que em um circuito onde a aerodinâmica é essencial, devido as altas velocidades, conseguiu colocar seus dois carros no Q3.

Em 9º estava Fernando Alonso, que continua fazendo milagres com essa Ferrari que se arrasta na pista e Romain Grosjean fechou os 10 primeiros no grid do GP da China. Os brasileiros não foram bem na classificação Felipe Massa largou em 12º e Bruno Senna em 14º.

(Foto: Liu Jin /AFP)

Na largada Nico Rosberg conseguiu manter sua posição e disparou na frente, deixando Michael Schumacher com problemas para segurar quem vinha atrás, Hamilton e Button fizeram boas largadas conseguindo posições importantes, com Button indo pra 3º e Hamilton pra 5º, enquanto Kobayashi perdia posições para Button, Raikkonen e Hamilton, caindo pra sexta posição. Massa e Brunno Senna se tocaram na largada, quase acabando com a corrida dos dois, quando Massa teve que freiar pra desviar do carro de Grosjean e Brunno Senna deixou um pedaço do bico na traseira do carro de Massa, pra Massa com certeza seria melhor que ele tivesse abandonado, pois não está conseguindo o mesmo desempenho que Alonso na Ferrari e um abandono com certeza o polparia de fazer corridas medíocres.

Nas primeiras trocas de pneus já tivemos alteração na corrida, Button tinha conseguido passar Schumacher que saiu dos boxes com o parafuso da roda dianteira direita solto, tendo que abandonar o GP já na 13ª volta. Nesse momento rosberg era o primeiro, Button o segundo e Hamilton o terceiro, a potência dos motores Mercedes estavam dominando o GP da China de F1.

(Foto: Steven Tee / LAT)

Por mais que Fernando Alonso esteja conseguindo fazer milagres com essa Ferrari, nas câmeras on-board consegue-se perceber a dificuldade que é guiar esse carro, que quando não escapa de frente, é a traseira que resolve sair, tornando o carro incontrolável tanto em curvas de alta quanto em curvas de baixa e mostrando a verdadeira habilidade de Alonso, que com um carro que nasceu problemático conseguiu ainda terminar em 9º e somar dois pontos para o campeonato, enquanto Massa ainda não marcou pontos.

(Foto: Photo 4)

Enquanto a grande reta da pista chinesa proporcionava muitas ultrapassagens de Hamilton e Button em cima de vários pilotos, Rosberg continuava na liderança, que só foi ameaçada próximo da terceira parada para troca de pneus, que Button conseguiu assumir essa posição, mas que devido a um erro da Mclaren na troca de seus pneus, perdeu segundos importantes que deram a Rosberg a sua primeira vitória na F1.

Pelo menos nessa corrida a Mercedes mostrou que é um carro rápido também em corrida, pois conseguiu trabalhar o alto consumo dos pneus que a atrapalhou nas duas primeiras corridas do ano e também a autorização da FIA para continuar utilizando os dutos da asa traseira direcionando o ar para a asa dianteira dando mais estabilidade para o carro.

Agora preciso dar destaque a um outro brasileiro, que não falei até agora, mas que está demonstrando o motivo de ter assumido o lugar de Barrichello na F1, Bruno Senna fez outra ótima corrida, com uma boa estratégia que o fez ganhar algumas posições também vem demonstrando gana e capacidade para continuar na F1 no ano que vem, talvez até em alguma equipe melhor que a Williams, que apesar de não ter um carro excelente, tem um carro competitivo para as pretensões da equipe nessa temporada. Senna fez ultrapassagens, conseguiu poupar pneus e mereceu a 7ª colocação na corrida e hoje ocupa o 9º lugar no campeonato de pilotos. Definitivamente essa combinação de Williams e Senna, que não deu certo no passado, surgiu agora para promover um jovem e potencial promessa para o Brasil na F1.

(Foto: Charles Coates / LAT)

E no fim da corrida vitória de Nico Rosberg que conquista seu primeiro triunfo na F1 no mesmo fim de semana que conquistou sua primeira pole-position, pra ele é um fim de semana para nunca mais ser esquecido, pois mostrou maturidade e potencial tanto dele como piloto quanto do carro da Mercedes, vitória merecida do carro que mais se desenvolveu em 2012. Além de Damon Hill e Villeneuve, Rosberg é o terceiro filho de um vencedor da F1 a conquistar a vitória, parabéns Nico.

(Foto: Liu Jin /AFP)


Jenson Button e Lewis Hamilton completaram os três primeiros colocados e Hamilton assumiu a liderança do campeonato com 45 pontos e Jenson Button é o segundo com 43 pontos, e como não poderia ser diferente a Mclaren é a líder do mundial de construtores com 88 pontos.

Alonso é o terceiro colocado no mundial com 37 pontos, mas que já assumiu que isso não corresponde à atualidade da Ferrari e, praticamente, descartou a briga pelo título em 2012, a não ser que a Ferrari consiga fazer um milagre.

Os carros da Sauber, apesar das excelentes posições de largada, não conseguiram um bom desempenho na corrida, com Kobayashi terminando em 10º e o furacão Perez terminando em 11º, mesmo assim destaque para Perez que com pneus desgastados conseguiu segurar Lewis Hamilton por algumas voltas, e conseguindo mais alguns pontos pessoais de desenvolvimento como piloto.

A Red Bull não tem o mesmo carro dos últimos dois anos e teve uma corrida discreta tanto com Mark Webber quanto com Sebastian Vettel, que demonstra não estar feliz e nem adaptado ao carro desta temporada.

E assim terminou a corrida:

1º - Nico Rosberg / Mercedes
2º - Jenson Button / Mclaren
3º - Lewis Hamilton / Mclaren
4º - Mark Webber / Red Bull
5º - Sebastian Vettel / Red Bull
6º - Romain Grosjean / Lotus
7º - Bruno Senna / Williams
8º - Pastor Maldonado / Williams
9º - Fernando Alonso / Ferrari
10º - Kamui Kobayashi / Sauber



quinta-feira, 12 de abril de 2012

Land Rover Evoque - Conceito vira Realidade

Lembro quando fui no Salão do Automóvel de São Paulo em 2010 e a Land Rover Evoque era só um Carro Conceito, que dificilmente iria pras ruas, já havia passado por todos os salões de vários países e a ideia era realmente ser só um carro conceito, mas por onde passou o carro fez sucesso e foi muito bem falado por revistas e jornais do segmento, então a Land Rover tomou a melhor decisão possível, a de fabricar esta obra de arte.

(Foto: Divulgação)

O estilo coupé dessa SUV tem linhas que combinam entre si, que dão o charme e a esportividade dos modelos Range Rover, os faróis e as lanternas que parecem ficar espremidas entre a lataria é algo incomum, mas que foram muito bem colocadas na Evoque, mesmo o carro na sua versão 4 portas não perde a esportividade, na verdade ganha muito mais charme.

Em todas as suas versões a Evoque possui a tração integral 4WD, com câmbio automático de seis marchas com paddle shifter (semelhante ao câmbio F1), além de contar com o motor 2.0 de impressionantes 240cv de potência, que faz com que o carro atinja 217km/h e faça de 0 a 100km/h em apenas 7,6 segundos. Pode parecer pouco, comparando com super carros, mas para uma SUV média, que disputa mercado com a Audi Q3, Volvo XC 60 e até a Captiva, são bons números de desempenho.

(Foto: Divulgação)

A Range Rover Evoque possui ação de marketing voltada para a versão duas portas, por parecer mais esportiva e por ser descendente de linhas de carros coupé, por isso as versões 2 portas são mais caras do que as versões quatro portas. Com preços a partir de R$164.900,00 o carro pode chegar a custar, com todos os opcionais inclusos e na versão duas portas, até R$236.900,00. Pode parecer muito caro, mas o preço da exclusividade, os olhares nas ruas, o conforto e o desempenho proporcionados pelo carro, compensam o custo.

(Foto: Divulgação)

É complicado falar de todos os itens opcionais e de segurança que o carro possui, mas dentre eles se destacam a quantidade de air bags para proteger motorista e passageiros, o controle dinâmico de estabilidade, o controle de torque em curvas (que cada dia que passa ganha mais importância), distribuição eletrônica de força de frenagem, assistente de estabilidade e também Terrain Response, que virou marca registrada da Land Rover, que modifica a direção do Evoque para determinados tipos de terrenos, tornando a sensação de dirigir cada vez mais prazerosa. 


Opinião de quem vos bloga
Tenho visto muitos Evoques nas ruas de São Paulo, o que me faz pensar que existem muitas pessoas com muito dinheiro pra gastar, mas assim que presto mais atenção no carro também chego a pensar que se eu tivesse dinheiro suficiente pra comprar um carro desses, com certeza compraria a Evoque, pois além de gostar de SUV, gosto de carros esportivos, nada melhor que uma combinação perfeita pra dar gosto de encarar o trânsito todos os dias.






segunda-feira, 9 de abril de 2012

Novo Cruze Hatch - Magnífico

E a Chevrolet Brasil anunciou hoje o seu novo lançamento, o sucesso de vendas Cruze ganhou sua versão Hatch Sport6 e mira a liderança do Hyundai I30 no segmento de hatches médios no Brasil, além, é claro, de concorrer também com o Fiat Bravo, que pela forte estratégia da Fiat no Brasil também tem conquistado o gosto dos consumidores.

(Foto: Divulgação)

O Cruze Sedã é um dos carros mais bonitos do seu segmento e essa característica foi passada para a versão hatchback, que impressiona quem vê na rua e com certeza vai atrair diversos olhares curiosos nos primeiros meses.

O Cruze Sport6 será vendido em duas versões e cada uma dessas versões poderá vir com câmbio manual ou automático. A versão de entrada será a LT, que custará R$ 64.900,00 na versão mecânica e R$ 69.900,00 na versão automática. Já a versão mais completa, a LTZ terá valores de R$ 77.400,00 na versão mecânica e R$79.400,00 na versão automática. 

O câmbio automático de seis velocidades, de acordo com revistas especializadas que fizeram os testes, possui trocas de marchas rápidas e suaves, dando maior conforto ao carro.

(Foto: Divulgação)

O Cruze Hatch Sport6 é cerca de 9 centímetros menor que a versão sedã, mas mesmo assim, o porta-malas não teve a sua capacidade muito alterada, ou seja, reduziu muito pouco comparado a outra versão, com 402 litros de capacidade ante 450 litros da versão sedã.

Pra quem gosta de visual de carro esportivo, o Cruze Sport6 é o carro ideal, pois é dono de um visual próprio e agressivo, perfeito para conquistar o lugar do Vectra GT e também para atrair consumidores que querem trocar o I30, que já está ficando ultrapassado (mas tem lançamento agendado para este ano).

Apesar do visual esportivo, não podemos dizer o mesmo do desempenho, o Cruze Sport6 terá o mesmo motor da versão sedã, o motor Ecotec 1.8 16v de 144cv abastecido com etanol e 140cv quando abastecido com gasolina. Faz de 0 a 100km/h em 11,1 segundos na versão mecânica e 11,3 na versão automática.

A Chevrolet apostou nas configurações e opcionais do carro para suprir essa falta de desempenho, o carro na versão LT possui airbag duplo frontal e lateral, ABS, direção elétrica, ar-condicionado dual zone, controle de estabilidade (ESP), etc. Na versão LTZ além dos itens citados acima, também encontramos teto-solar, botão start-stop. airbag de cortina, GPS integrado ao painel com uma tela de sete polegadas, além do rebatimento automático dos espelhos retrovisores quando o carro está estacionado.

(Foto: Divulgação)

O seu interior se difere da versão sedã por causa do revestimento dos bancos e painel, que na versão sedã tem um tom mais pastel e na versão Sport6 deu lugar a um tom mais escuro, que fica mais atrativo para quem curte um visual mais esportivo, combinou perfeitamente com o carro. O espaço interno para os passageiros continuou o mesmo do sedã, pois o carro manteve a mesma distância entre-eixos, bom para o motorista e excelente para os passageiros que podem gozar de um conforto tanto nas cidades quanto em viagens mais longas.


Opinião do blogueiro
Achei o carro bem bonito, com um visual jovem e pronto pra encarar a missão de pegar mercado do Hyundai I30 e pra substituir o Vectra GT. O fato é só saber se vale a pena por contar com um motor mais fraco do que seis concorrentes. E o preço é justo pelo que o carro oferece, fez bem a GM.



domingo, 8 de abril de 2012

Nova Santa Fé - ou IX45

A Hyundai apresentou no Salão do Automóvel de Nova York a sua nova SUV média, a nova Santa Fé, ou no caso de países como o Brasil, a IX45, seguindo a linha do que aconteceu com a nova Tucson, que no Brasil foi chamada de IX35.

(Foto: Divulgação)

A Santa Fé era uma SUV média que estava precisando inovar, suas linhas mais arredondadas estavam ficando ultrapassadas e por isso o lançamento da sua terceira geração estava sendo muito aguardada, tanto é que durante vários meses tentaram desvendar o segredo da Hyundai e começaram a vazar várias fotos de flagras da nova Santa Fé.

Com vincos mais salientes a nova Santa Fé com certeza vai atrair ainda mais consumidores no Brasil, que assim como os norte americanos, tomou gosto pelas SUVs e já compra mais carros desse segmento do que carros sedãs.

A frente ficou agressiva, com os novos faróis ópticos hexagonais que dão mais cara de "carrão", além da grade maior e mais imponente do que no modelo anterior, com traços marcantes e seguindo a nova concepção de carros cada vez mais imponentes para agradar os consumidores da maioria dos países, que além de sofisticação, buscam carros com padrões mais atuais.

(Foto: Divulgação)

Por mais que a distância entre-eixos tenha permanecido a mesma, o carro ficou um pouco maior do que o modelo anterior, mas mesmo assim a capacidade do porta-malas não aumentou muito, pulando de 530 litros para 534 litros no novo modelo. 

O carro deve chegar ao Brasil com duas opções de motor, ambos movidos a gasolina. O modelo de entrada da nova Santa Fé virá equipado com motor Theta II 2.4L com turbocompressor de 190cv e o modelo mais completo com motor 2.0L também com turbocompressor de 264cv, isso mesmo, o motor mais leve gera mais cavalos de potência do que o outro, ambos com câmbio automático de seis velocidades e com uma novidade, a distribuição de controle eletrônico gradual de torque para as rodas nas curvas, que da mais estabilidade ao carro.

(Foto: Divulgação)

A Hyundai sempre priorizou a sofisticação por um preço acessível aos seus carros, batendo de frente com marcas conceituadas como Mercedes-Benz e BMW, sempre comparando seus carros à essas marcas, e não vai ser diferente com a nova Santa Fé, dá pra perceber isso pelo belo interior e pela boa opção da lista de equipamentos inclusos no carro, como, por exemplo, os sete air-bags instalados no carro, teto-solar panorâmico, um novo sistema multimídia (Blue Link), além de câmeras instaladas nas laterais e na traseira do carro auxiliando o motorista na mudança de faixas e também para estacionar este belo carro, onde as imagens são mostradas na tela de 7 polegadas no centro do painel.

Com certeza a nova Santa Fé é bela e tudo vai depender da estratégia que a Hyundai utilizar no Brasil para atrair cada vez mais compradores, o momento está bom para este segmento de carros, visto o aumento repentino de SUVs vendidas em 2011. E a Hyundai com certeza vai se aproveitar muito bem do preço, pois seu carro oferece os mesmos opcionais e itens de segurança de carros de luxo e de marcas já muito bem estabelecidas no país.

Só resta a dúvida se vão manter o nome como Santa Fé ou se vão substituir para IX45.

sábado, 7 de abril de 2012

Kia Optima - Belo Lançamento

Foi no salão do Automóvel de 2010 que a Kia Motors apresentou o Kia Optima, projeto renovado para substituir o Kia Magentis, que não agradou aos brasileiros e que vendeu apenas um pouco mais de 1700 unidades no país.

Pra tentar ultrapassar os números de emplacamento do Magentis e tornar o carro mais conhecido, a Kia colocou o Optima para ser o carro da vilã da novela Avenida Brasil, a Carminha usa o Kia Optima e sempre aparecem bons detalhes do carro, além de mostrar ao público-alvo que é direcionado.

(Foto: Divulgação)

Para enfrentar seus principais concorrentes no Brasil, o Ford Fusion e o Hyundai Sonata, a Kia apostou em um visual mais elegante e charmoso, que chamam a atenção e lembram um pouco a frente da Kia Sorento, dando identidade aos novos carros da Kia, com a diferença das luzes de led lançadas pelos modelos da Audi que garantem com que o carro mantenha uma boa visibilidade tanto de manhã quanto de noite, além de uma boa gama de itens de série.

Carregado com o mesmo motor 2.4 16v de quatro cilindros do Hyundai Sonata, o Kia Optima desenvolve 180cv de potência e 23,6 kgfm de torque. É um motor potente e que pode bater de frente com seus concorrentes no quesito de desempenho, mesmo não sendo seu principal ponto forte, já que o Fusion além do motor 2.5 de 173cv, também pode vir equipado com o motor 3.0 V6 de 243cv. Lembrando que no Salão do Automóvel de São Paulo o novo Fusion será apresentado pela Ford.

(Foto: Divulgação)

O Kia Optima vem equipado com câmbio automático de 6 velocidades, o que na estrada pode significar uma grande economia de combustível, já que a uma velocidade de 120km/h o carro fica a cerca de 2 mil giros. Além do belo câmbio, o sistema Eco System reconfigura as trocas de marcha e a aceleração do carro, privilegiando ainda mais a economia de combustível.

(Foto: Divulgação)

Mesmo com um volume de importação pequeno, de 3200 unidades previstas para o ano, o carro aposta no conforto para melhorar as vendas do seu antecessor, o Magentis. Com o interior digno de carros de luxo, ainda conta com ar condicionado digital dual zone, computador de bordo, sistema de som com entrada auxiliar para iPod e USB, ajuste automático dos bancos, câmera com visor LCD no espelho retrovisor, paddle-shift (troca de marchas no volante), freios ABS com sistema de distribuição de força nas rodas quando acionado o freio, piloto automático, controle de tração, além dos 6 air-bags que protegem motoristas e passageiros em caso de colisão.

O preço do Kia Optima no Brasil é de R$ 104.900,00.

Se estava pensando em comprar um carro de luxo, mas não quer chamar tanto a atenção quanto uma Mercedes, Audi ou BMW, o Kia Optima é uma bela opção, priorizando o conforto e a segurança dos passageiros, com visual bem elegante que encanta por onde passa.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Imposto sobre Veículos - Quanto custa?

O tema de hoje é sobre uma das coisas que os brasileiros mais reclamam, o preço dos carros no Brasil.

E o governo, em vez de incentivar a concorrência dos carros nacionais perante os carros importados, que são muito mais completos e com vários itens de segurança, eleva o IPI para os carros importados e continua estimulando as montadoras que produzem os carros nacionais a venderem as "carroças" que vemos por aqui, onde carros populares são vendidos sem nenhum item de segurança e totalmente "pelados" por preço de carro luxuoso em outros países.

Fazendo um rápido comparativo, podemos ver o quanto o brasileiro é roubado quando vai comprar um carro, com preços totalmente abusivos e que não condizem com a qualidade dos mesmos.

Por exemplo, um Chevrolet Corsa 0km custa no Brasil R$30.000,00, cerca de US$18.000,00. Com esse preço, nos Estados Unidos, seria possível comprar um Hyundai I30, que é um carro que caiu no gosto dos brasileiros mesmo custando cerca de R$56.000,00.

(Foto: Divulgação)

Agora vamos a outro carro que é sucesso de vendas no Brasil e que acabou de ser lançado um novo modelo, o Honda Civic, conhecido por ser um carro mundial, a Honda aposta muito no Civic para bater o Corolla como o carro mais vendido do mundo, mas no Brasil o Civic custa a partir de R$ 69.700,00, um preço muito alto para um carro que nos Estados Unidos custa cerca de US$ 17.000,00. Se convertermos o preço do Civic no Brasil para dólares americanos, temos o valor de US$ 38.200,00. Esse valor é mais do que o dobro do valor que é vendido nos EUA e que lá daria pra comprar uma Mercedes-Benz C180K.

(Foto: Divulgação)

E não para por aí, temos vários modelos vendidos no Brasil por preços muito altos, como por exemplo o Chevrolet Camaro, que no Brasil custa a partir de R$ 199.000,00 (US$ 110.000,00), ou seja, o Camaro por aqui é um carro para quem realmente tem dinheiro pra gastar, é um carro pra gente rica, que pode gozar de certos luxos, mas esse mesmo Camaro nos EUA é um carro pra pessoas comuns, diria até que é um carro para uma classe um pouco mais baixa, pois o carro custa US$ 23.280,00. Opa, tem alguma coisa errada aí, pois um Camaro no Brasil é quase 5 vezes mais caro do que esse mesmo Camaro nos EUA. Absurdo!

(Foto: Divulgação)

Se fizermos qualquer busca nos sites das montadoras norte americanas, podemos ver o quanto somos estúpidos em aceitar algumas medidas do governo. Mas não precisamos ir tão longe assim, na Argentina o imposto sobre os carros é menor que no Brasil, mas vai ter quem fale que a Argentina está falida por causa disso, mas não vamos entrar nesse detalhe, o detalhe mais importante é que na Argentina um mesmo carro pode custar até 60% a menos do que no Brasil. Os hermanos agradecem.

Até quando vamos ter que aguentar o governo tomando medidas erradas? Até onde vai esse aumento do IPI? Por quê não reduzir o IPI dos carros nacionais em vez de subir o IPI dos carros importados? 

E por fim, mas não menos importante, até quando vamos ter que aguentar comprar carroças com preços de carros completos?

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Os mais vendidos - A perda de um Reinado

E depois de 25 anos liderando a lista dos carros mais vendidos no Brasil, o Volkswagen Gol perdeu o seu reinado, acreditem ou não, o carro mais vendido do Brasil em Março foi o Fiat Uno, que emplacou nada menos do que 23.109 contra 21.020 do Volkswagen Gol.



É uma diferença muito grande para um carro que ficou na liderança em todas as suas gerações, que mudou muito, mas sempre atraiu o consumidor pelas grandes renovações pelas quais passou, mesmo que a diferença no acumulado dos três primeiros meses de 2012 seja de apenas 495 carros de vantagem para o Fiat Uno, mas que com certeza irá aumentar no decorrer do ano.

Mas como isso aconteceu?

A Fiat resolveu mudar sua estratégia de vendas no Brasil e, em vez de manter o Uno como principal concorrente do Gol, a Fiat fez com que o Palio que, assim como o Uno, também foi totalmente reestilizado, roubasse uma fatia grande de mercado do Gol e atingisse marcas parecidas de vendas dos bons tempos em que foi lançado.

Parece que a Volkswagen estava mais preocupada em lançar o comercial da edição comemorativa dos 25 anos de liderança do Gol do que enfrentar seus concorrentes, esse foi o maior erro, pois com as reestilizações dos carros da Fiat, a Volkswagen tinha que ter se movido mais rápido e feito um novo facelift no Gol, assim conseguiria manter a liderança no setor. Ao mesmo tempo que é impressionante essa marca da Fiat, também é hilário o Gol perder a liderança bem quando lança uma edição comemorativa desse recorde.

A Volkswagen marcou o lançamento da nova modificação do Gol para o segundo semestre de 2012, acho um pouco tardio, visto que a concorrente está trabalhando forte para manter essa liderança, provavelmente essas modificações do Gol serão para adaptar o carro à nova identidade visual da marca, fazendo com que a sua dianteira fique mais parecida com os novos carros da marca, como já aconteceu com o Fox e Polo no Brasil, que assumiram a frente bem parecida com a do novo Jetta e do Passat.

(Foto: Divulgação)

Será que a Volkswagen, depois de perder a liderança, vai tentar adiantar o lançamento do novo Gol? Mesmo que antecipe, não será o suficiente, pois mesmo que os índices de venda nesses três primeiros meses do ano tenham caído, foi 0,6% inferior comparado ao mesmo período de 2011, o Fiat Uno aumentou bastante a quantidade de carros emplacados no país, e provavelmente, até que o novo Gol seja lançado, a liderança já estará bem distante.

A Fiat soube aproveitar o momento bom das vendas com as reestilizações de seus carros, agora resta saber como a Volkswagen reagirá.