sábado, 31 de março de 2012

BMW X6 - A Mais Bela das Belas

A mais bela das belas, é assim que eu defino a BMW X6 nessa categoria de SUVs de luxo. Todas são bonitas, potentes, mas só a X6 é ousada. Essa é uma categoria bem completa, com carros potentes como a Porsche Cayenne, Audi Q7, Infiniti FX50 e a Mercedes ML 63 AMG, além da própria BMW X6.

(Foto: Divulgação)

Com um projeto ousado a BMW colocou um carro coupé em uma plataforma de SUV e revolucionou, conquistando espaço na categoria que via a X5 começar a perder mercado para seus concorrentes e precisava inovar, e saiu uma obra de arte alemã, com linhas agressivas e que impõe respeito, com grandes entradas de ar na dianteira, rodas de 20 polegadas.

A BMW X6 é vendida em três versões, o modelo de entrada, se é que podemos chamar assim é a X6 xDrive 35i equipada com um motor 3.0 V6 bi-turbo de 306cv de potência e atinge velocidade máxima de 240km/h. Mesmo com toda essa potência, o consumo médio do carro, informado pela BMW é de 7,6km/l na cidade e 12km/l na estrada.

Já a versão xDrive 50i é equipada com motor 4.4 V8 bi-turbo de 407cv de potência e atinge velocidade máxima de 240km/h. O consumo médio do carro já é um pouco mais baixo, de 5,7km/l na cidade e 10,4km/l na estrada.

Mas a versão mais completa e realmente a mais forte da X6 é a versão M, que é a divisão de carros esportivos da BMW, a X6 M é vem com motor 4.4 V8 bi-turbo de 555cv de potência e atinge velocidade máxima de 275km/h. Nessa versão o carro faz de 0 a 100km/h em impressionantes 4,7 segundos, marca mais baixa que muitos carros esportivos vendidos atualmente, graças ao controle de tração, que faz com que o carro já tenha uma potência muito alta nas largadas.

(Foto: Divulgação)

Essa super SUV, a X6 M, possui tração integral nas quatro rodas e também é equipada com Dynamic Performance Control, que distribui o torque nas rodas traseiras conforme a trajetória do carro, fazendo com que o carro tenha mais aderência nas curvas e o motorista mais controle nas diversas situações que enfrentar.

Internamente o carro tem conforto digno de um carro de luxo e o acabamento é fino e moderno. Além de pedaleiras de alumínio e o acabamento possui diversas cores que o feliz proprietário pode escolher conforme o seu gosto, deixando o carro muito mais requintado. O câmbio é o M Sports Automático que possui os botões "S" e "M" dando ao motorista maior prazer na pilotagem do carro, além de contar com borboletas atrás do volante para trocar manualmente as marchas e aproveitar o máximo deste bólido.

(Foto: Divulgação)

De acordo com a tabela Fipe, o preço das versões são:
X6 xDrive 35i - R$347.285,00
X6 xDrive 50i - R$421.000,00
X6 M - R$548.900,00

Apesar de os preços de carros no Brasil serem muito abusivos, ainda mais agora com o aumento do IPI para carros importados, se você tivesse muito dinheiro, qual versão escolheria? Eu, com certeza, escolheria a versão M.

Pra ajudar a decidir, segue um vídeo da X6 M em teste...



quinta-feira, 29 de março de 2012

Citroën DS3 - Novidade!

E parece que a categoria de Hacth Premium vai ter mais um carro à disposição dos brasileiros, além da Fiat e da Mini apostarem nesse segmento com o Fiat 500 e o Mini Cooper, a Citroën prepara a chegada do DS3, o hatch premium da marca francesa. A previsão é que o carro esteja à venda no Brasil ainda no primeiro semestre de 2012, mais precisamente em Junho. E já desembarcou algumas unidades no Brasil, pois já foi flagrado em testes e na gravação de comercial nas ruas de São Paulo.

(Foto: Divulgação)

O Citroën DS3 é atraente, com linhas exclusivas que seduzem ao primeiro olhar e com certeza vai chamar a atenção por onde passar aqui no Brasil, com olhares curiosos e de admiração.

A motorização do carro que vai chegar ao Brasil ainda não foi divulgada, mas provavelmente não será Flex, a não ser que utilize o motor do C3 ou C4, o que é de se duvidar devido ao segmento que quer atingir, espera-se que seja movido à gasolina 1.6 aspirado de 120cv, que conforme divulga a marca francesa pode chegar de 0 a 100km/h em apenas 8,3 segundos, uma bela marca para um carro com baixa cilindrada.

(Foto: Divulgação)

Por ter um entre eixos maior que seus concorrentes, o Citroën DS3 possui um espaço interno um pouco maior que o Fiat 500 e o Mini Cooper, isso não significa que os adultos ficarão confortáveis no banco de trás, mas que com certeza viajarão mais confortáveis que no banco de trás do Fiat 500. O porta malas possui 285 litros, bem maior que os 185 litros do Fiat e que o Mini com 160 litros, dando a possibilidade de fazer viagens um pouco maiores com um pouco mais de conforto, já que as bagagens podem ser transportadas no porta-malas.

É um carro para ser exclusivo no Brasil, pra andar de vidros abertos nas ruas das cidades, para que todos te vejam dentro dele, que vejam o conforto e os detalhes do lindo painel, para desfilar por avenidas e bairros nobres, o carro é realmente muito lindo e elegante, a Citroën acertou no desenho e também em disputar esse segmento.

(Foto: Divulgação)

A exclusividade vai ter seu preço, por ser de um segmento premium, o preço também será premium. Deve ultrapassar a casa dos R$70.000,00, fazendo com que o carro seja mais exclusivo que o Fiat 500, que possui versões a partir de R$39.990,00.

A Citroën tem apostado bastante no DS3 no mundo inteiro, fazendo lojas conceito para apresentar o modelo, como será feito em São Paulo na rua Oscar Freire, onde serão apresentados além do DS3, o DS4 e DS5. 

Além disso, a Citroën está disputando o WRC 2012 (Campeonato Mundial de Rally) com o DS3 que é guiado pelo multi campeão Sebastian Loeb, aposta realmente muito boa já que a visibilidade e a chance de Loeb ser campeão novamente são muito grandes.


(Foto: Divulgação)


Veja um pouco da performance do carro de rally nas mãos de Sebastian Loeb.




segunda-feira, 26 de março de 2012

A Desumanização do Trânsito

Este blog é para falar sobre carros, por isso me sinto no direito de falar também sobre os acidentes e mortes que acontecem no trânsito todos os dias.

Hoje foi notícia em vários portais uma briga de trânsito entre um motoqueiro, ou no caso, motociclista e uma motorista de um Palio Weekend, o que me fez ficar indignado a ponto de duvidar que ainda existam pessoas no trânsito, não vou chamar ninguém de animal, pois até os animais se tratam com mais respeito.

O trânsito nas grandes cidades está cada vez mais violento, com índices de acidentes e mortes sempre crescendo, não adianta qualquer campanha feita pelo Governo para respeitar as leis, as pessoas quando entram no carro perdem a noção e se tornam ferozes, mais fortes, como se estivessem no poder de uma arma de fogo.



Falando em arma de fogo, fazendo uma pesquisa rápida na internet li que morrem quase 35 mil pessoas por ano atingidas por arma de fogo no Brasil, enquanto números do DPVAT revelam que morrem 160 pessoas por dia no trânsito, totalizando mais de 58 mil pessoas no período de um ano, é inaceitável um número tão alto quanto esse.

Não podemos colocar a culpa só na falta de fiscalização do trânsito,  claro que é necessário que exista alguém que seja responsável pela fiscalização, mas em cidades grandes como São Paulo, o número de agentes de fiscalização de trânsito não supre a grande necessidade existente, por isso as pessoas se sentem no direito de desrespeitar as leis e ultrapassar os limites de velocidade, dirigir alcoolizado, andar de moto sem capacete, dirigir sem cinto de segurança e tantos outras infrações que vemos por aí.

(Foto: Prefeitura Municipal Coronel Feliciano) 

Mas se as leis existem elas devem, ou pelo menos deveriam, ser seguidas, o que não vemos no dia-a-dia do trânsito nas cidades, o que vemos é desrespeito seguido por mais desrespeito e muitas vezes até de órgãos que deveriam dar o exemplo.

Não precisa prestar muita atenção no trânsito para perceber pessoas que quando estão nos seus carros acham que estão acima da lei, é só você parar seu carro e deixar os pedestres atravessarem pra arrumar uma briga no trânsito. Eu mesmo, no último sábado, deixei duas senhoras atravessarem na esquina da Av. Brasil com a Av. Nove de Julho e o carro de trás já estava impaciente e além de buzinar, também me xingou, como se esses 5 segundos a mais fossem fazer diferença na sua vida, como se respeitar o direito do pedestre fosse algo errado e que a culpa de todo o trânsito na cidade fosse minha.

Não vou ser hipócrita, muitas vezes eu também buzinei por estar com pressa ou somente pelo fato de achar que a pessoa estava atrapalhando o trânsito, como você também já fez isso, como todo mundo já fez e por isso que eu falo da desumanização do trânsito, onde cada um só pensa em si e onde não existem mais humanos e sim máquinas que querem passar por cima de tudo.

Estamos próximos de receber dois eventos importantíssimos no Brasil, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o que será que os "gringos" vão achar do Brasil ao tentarem atravessar uma rua, é capaz de o motorista aprender a falar inglês, alemão e até japonês pra conseguir xingar a pessoa, esse é o exemplo que passamos aos nossos filhos, para as próximas gerações, entrem nos seus carros e não respeitem mais ninguém.

O trânsito é feito de pessoas e não de máquinas, o motoqueiro, o motorista de ônibus, o condutor do carro, o ciclista e o pedestre são todos humanos, temos que aprender a respeitar mais uns aos outros.

Quando foi que começamos a dar mais prioridade às máquinas em vez de dar prioridade à vida? Quando desaprendemos a respeitar os direitos dos outros?

Ninguém tem direito de chutar o carro do outro, ninguém tem direito de jogar o carro em cima de outro veículo, se um fechou o outro que seja feito um pedido de desculpas e que as pessoas continuem seguindo seu caminho, para a noite poder chegar em casa e abraçar a sua família e não façam como no vídeo abaixo.


domingo, 25 de março de 2012

GP Malasia - Será a volta de um Gigante?

Não, eu não acredito que seja a volta da Ferrari aos dias de glória, tenho que admitir que quem fez o resultado hoje foi Fernando Alonso e de quebra ainda conseguiu assumir a liderança do campeonato. Claro que a situação da corrida lhe beneficiou, além da sorte de ver Sergio Perez se desconcentrar no fim da corrida, mas ele aguentou a pressão e como um maestro conduziu sua problemática Ferrari para a liderança da corrida e do campeonato.



Falando em Perez, esse foi o nome da corrida, se não fosse esse pequeno erro quando estava a menos de 1s do Alonso, com certeza teria ganhado a corrida e conquistado seu lugar na Ferrari em 2013, substituindo Felipe Massa, que mais uma vez decepcionou e chegou em 15º lugar.


Outro nome da corrida foi Bruno Senna, que na segunda volta estava em 23º e conseguiu terminar a corrida em sexto lugar, fazendo ultrapassagens sem tomar conhecimento dos seus adversários, arriscando e errando pouco, na verdade, sem errar. Será que herdou a habilidade de guiar na chuva do seu tio Ayrton Senna? Claro que não, Bruno Senna é um e Ayrton Senna é outro. Na verdade, Bruno Senna mostrou hoje porque merece realmente estar na F1 e que não foi apenas o sobrenome que o levou até lá.

Mas vamos aos fatos da corrida.

A corrida começou com pista molhada, mas nada que fizesse usar pneus para pista molhada, a maioria largou com pneus intermediários, só Karthikeyan que ousou e fez uma estratégia diferente e começou com os pneus "biscoito".

Na largada as primeiras posições se mantiveram quase as mesmas, primeiro Hamilton, segundo Button e o terceiro Grosjean, que fez uma bela largada e assumiu a posição de Schumacher, até se tocarem em uma curva e os dois rodarem, perdendo muitas posições. Alonso escalou algumas posições e de 8º após Schumacher e Grosjean se tocarem assumiu a quinta posição, atrás de Vettel que inacreditavelmente estava atrás de Webber, o terceiro colocado.

Grosjean mais uma vez decepcionou a abandonou a corrida após rodar e ficar preso na brita, é a segunda chance dele na F1 e novamente está mostrando que não é bom o suficiente para merecer essas chances, enquanto seu companheiro Kimi Raikkonen mais uma vez fez uma bela corrida e terminou na quinta posição.

Enquanto Grosjean rodava, a chuva aumentava e todos entravam pra colocar pneu pra chuva e Sergio Perez se deu bem nessa e entrou antes de todo mundo e quando o safety car entrou na pista ele já era o terceiro, atrás apenas de Hamilton e Button e na 9ª volta a corrida foi interrompida com bandeira vermelha, Button descreveu a pista naquele momento como "Like a Lake".



Depois de quase 1 hora de interrupção a corrida reiniciou e novamente atrás do safety car, que não demorou muito pra sair e a pista foi secando a ponto de ser possível colocar o pneu intermediário, Hamilton teve problemas no pit e perdeu duas posições, enquanto Button após voltar pra pista se envolveu em um acidente com Karthkeyan e teve que escalar posições, pois danificou o bico e teve que fazer uma nova parada nos boxes.

Alonso em sua parada conseguiu, depois dos problemas dos pilotos da Mclaren, assumir a primeira posição, posição essa que foi muito ameaçada, mas que ele com maestria não deixou escapar, enquanto isso Massa se arrastava no pelotão lá de trás, com péssimo rendimento de sua Ferrari, que não tem velocidade nem de reta. Fernando Alonso chegou a ser o mais rápido da pista, quando estava molhada, inacreditável para um carro como a Ferrari e perfeito pra ele que demonstrou mais uma vez ser um dos melhores pilotos da F1 atual.

Sergio Perez conseguiu uma posição nunca antes alcançada pela Sauber em uma corrida, fazendo com que Peter Saiber chorasse ao fim da corrida e que os italianos da Ferrari aplaudissem o mexicano de pé e com alegria no rosto, indícios de uma conversa entre Ferrari e Perez?

Hamilton, mesmo com problema nos boxes conseguiu terminar a corrida em terceiro lugar e repetiu o mesmo resultado que tinha conseguido na corrida de abertura do campeonato na Austrália, completando o podium da corrida. Hamilton estava visivelmente mais satisfeito com o resultado, talvez por chegar na frente de Button.

O quinto lugar de Kimi Raikkonen mostra o quanto ele é rápido para se adaptar ao carro e o quanto ele é rápido na pista, bela contratação da Lotus. O quarto lugar ficou com Mark Webber, que mais uma vez fez uma corrida discreta, mas foi consistente.

Bruno Senna chegou a tentar o quinto lugar da corrida, forçando por 2 voltas Raikkonen, mas conforme a pista ia secando, ficava mais dificil de acompanhar e Raikkonen parecia fazer voltas de classificação, fez até a melhor volta da corrida. Bruno Senna não teve uma corrida fácil, mas foi determinado e mostrou habilidade para enfrentar a pista molhada, fazendo ultrapassagens por fora, por dentro e em pontos onde não tinha a ajuda da asa móvel, incrível. Senna estava na frente do seu companheiro de equipe que em décimo sofreu com um problema no motor na última volta da corrida.

A Mercedes mais uma vez mostra ter um carro rápido apenas de classificação, pois na corrida mais uma vez decepcionou e marcou apenas 1 ponto com Michael Schumacher.

E a classificação final da corrida foi
1 - Fernando Alonso / Ferrari
2 - Sergio Perez / Sauber
3 - Lewis Hamilton / Mclaren
4 - Mark Webber / Red Bull
5 - Kimi Raikkonen / Lotus
6 - Bruno Senna / Williams
7 - Paul di Resta / Force India
8 - Jean Éric Vergné / Toro Rosso
9 - Nico Hulkenberg / Force India
10 - Michael Schumacher / Mercedes

Enquanto isso...

Cacá Bueno ganhou sem dificuldades a etapa da estréia da Stock Car em Interlagos, largando em segundo, atrás de Allam Khodair, conquistou a liderança da corrida já na largada e conquistou a vitória de ponta a ponta. Em segundo ficou Thiago Camillo e Ricardo Maurício. Allam Khodair largou em primeiro, mas com problemas de desgaste excessivo de pneus terminou a corrida em 4º lugar.

Já na Formula Indy, Hélio Castroneves fez uma corrida estratégica e enquanto todos esperavam por uma corrida de recuperação de Rubens Barrichello, estreante, viu Helinho ser preciso e conquistar a vitória na primeira corrida da temporada, enquanto Tony Kanaan abandonou com problemas no alternador e Rubens Barrichello fez uma corrida discreta, por mais que seja a primeira corrida dele e que tenha que se habituar com essa nova formula de corrida com mais bandeiras amarelas e estratégias que mudam toda hora, todos esperavam um pouco mais dele, que terminou apenas na 17ª posição.

sábado, 24 de março de 2012

Fiat Grand Siena - Segredo Revelado

O segredo da Fiat foi revelado, o novo Siena, ou melhor, o Grand Siena foi "lançado" na prova do lider do BBB na quinta-feira, ótima estratégia de Marketing, aproveitando uma das maiores audiências da TV para fazer esse lançamento.

O carro é bonito e se diferencia bastante do Palio, criando um visual próprio tanto na dianteira quanto na traseira, o que faz com que o carro busque um pouco as característica dos carros topo de linha da Fiat.


(Foto: Divulgação)

Ultimamente temos visto muitos lançamentos de carros Sedans, como o Cobalt da GM, talvez o principal concorrente do Grand Siena e a Fiat fez bonito para bater de frente o Cobalt, lançou um carro 41cm maior que a versão anterior, por isso o nome Grand Siena, e com um visual totalmente renovado, apostando em linhas suaves para conquistar o gosto dos brasileiros.

Esse aumento do tamanho do carro fez o porta-malas aumentar de capacidade, pulando de 500 litros da versão anterior, para 520 litros na nova versão. Espaço suficiente para levar a bagagem do toda a família para viajar, sem ter que se preocupar tanto com o tamanho das malas.


(Foto: Divulgação) 

As linhas da traseira também são muito bonitas e revelam um ar bem esportivo, com linhas retas no porta malas e robustas no para-choque, além disso, até o espaço "recortado" para colocar a placa deu um tom mais bonito e as lanternas são de extremo bom gosto e combinam perfeitamente com o carro.

O interior do Grand Siena já é mais parecido com a do novo Palio, a única parte diferente são as saídas centrais do ar que são retangulares, em vez de redondas como no Palio. O acabamento também teve um toque especial, deixando mais bonito e com comandos mais próximos do motoristas, como os comandos de som no volante e as cores do painel de instrumentos não cansam os olhos do motorista, mesmo em uma viagem noturna, são suaves e de fácil visualização.

(Foto: Divulgação)  

O carro chega em 4 versões a Grand Siena Attractive 1.4, Essence 1.6, Essence 1.6 Dualogic e a versão Tetrafuel 1.4. Desde a versão de entrada, a Attractive, o carro já vem bem completo contando com Air Bag duplo, freios ABS, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos e faróis de neblina, além de contar com uma enorme gama de acessórios que podem ser inseridos.

O motor 1.4 das versões Attractive e Tetrafuel tem potência de 85cv na gasolina e 88cv quando abastecido com etanol e velocidade máxima de 175km/h. Já o motor E-Torq 1.6 16v que equipa as versões Essence possui 115cv na gasolina e 117cv quando abastecido com etanol e velocidade máxima de 194km/h.

Os preços do lançamento do Fiat Grand Siena serão:
Grand Siena Attractive 1.4 - R$ 38.710,00
Grand Siena Essence 1.6 - R$ 43.470,00
Grand Siena Essence dualogic 1.6 - R$ 45.990,00
Grand Siena Tetrafuel 1.4 - R$ 48.210,00

A Fiat percebeu a importância de fornecer carros mais completos, pois com o crescimento da economia brasileira os consumidores deixaram de preferir carros 1.0 por serem mais baratos e agora estão priorizando o conforto, com carros mais completos e sofisticados, com preços justos.

A versão de entrada já é interessantíssima e com certeza uma bela aposta da Fiat, com certeza vale a pena devido aos itens de série que o carro possui. Mas a única falha da Fiat foi ter colocado o ar-condicionado como item opcional para essa versão.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Ayrton Senna - Simply the Best

Hoje, 21 de março de 2012, nosso tri-campeão faria 52 anos e com certeza não estaria chamando ele de tri-campeão, pois provavelmente, se não tivesse acontecido aquele acidente em 1º de Maio de 1994, ele seria tetra, penta ou até mais.

Ayrton Senna era apaixonado por vitórias, talvez mais que isso, ele era obcecado por vitórias, por isso lutou bastante e demonstrava em suas atitudes aquilo que realmente valia a pena, apenas a vitória. Por isso também virou um ícone para o povo e sempre terá um brasileiro na F1 que vai ser comparado ao Senna, nosso último e  eterno campeão de F1.

Senna levava a alegria brasileira ao podium e por ele milhões de brasileiros acordavam cedo nas manhãs de domingo, para assistir mais um show daquele que era simplesmente o melhor. Senna tirava coelhos da cartola em todas as corridas, fazia com seu carro o que poucos poderiam ou ousariam fazer, ele mesmo falava que o limite dele era um pouco acima ao dos outros e se cobrava para fazer o seu melhor e quando não conseguia demonstrava irritação.


E foi essa obsessão que levou Senna a se tornar um mito, um rei da chuva, ao ponto de com pista molhada os torcedores já apostarem o resultado, pois na maioria das vezes dava Senna. Tudo começou quando ele perdeu uma corrida de kart na chuva, pois tinha ido mal e rodou algumas vezes, a partir de então, todas as vezes que chovia ele pegava o kart e ia pra pista treinar e o resultado todo mundo lembra, Senna era o melhor na chuva.

E foi na chuva que Senna começou a aparecer para o mundo e também em uma das suas pistas favoritas, Mônaco. Ainda na Toleman, equipe pequena da época, em 1984 debaixo de forte chuva Senna começou sua série de ultrapassagens, enquanto todos tinham dificuldades de ficar na pista, ele parecia correr sozinho, chegou a ultrapassar Alain Prost e assumir a primeira posição, seria sua primeira vitória, mas uma bandeira vermelha interrompendo a corrida fez Senna ficar na segunda posição, pois valia a classificação da volta anterior à bandeira vermelha, e Prost ainda era o primeiro e assim conquistou 4,5 pontos, pois a corrida foi interrompida na metade, valendo apenas metade dos pontos. Se a corrida tivesse continuado, além da primeira vitória de Senna, Prost, em segundo lugar, conquistaria 6 pontos, 1,5 pontos a mais do que conquistou e não teria perdido o campeonato por apenas 0,5 pontos para Niki Lauda. Os brasileiros agradecem.

Foi em Mônaco que Senna mais venceu corridas, 6 no total, e ganhou o apelido de Rei de Mônaco, e também foi nas pistas do principado que Senna viveu uma das maiores frustrações da sua carreira, quando tinha 40 segundos de vantagem para o segundo colocado Senna se desconcentrou e bateu na curva que antecede a entrada do túnel, a corrida acabava ali para Senna, que foi direto para seu apartamento, que ficava a apenas algumas ruas dali, mas com esse erro nascia um novo Senna, mais ousado e centrado em um objetivo, o campeonato mundial de pilotos de 1988.

Em 1999 Senna e Prost já eram rivais e inimigos, apesar de pertencerem à mesma equipe, não se olhavam mais na cara um do outro, viviam em pé de guerra e davam declarações distorcidas à imprensa, e no GP de Suzuka, no Japão, foi onde aconteceu a pior marmelada da história da F1, Prost fechou Senna na entrada da chicane, visivelmente Prost saiu da tangência da curva para impedir a passagem de Senna, jogando seu carro em cima dele, Prost saiu da corrida, mas Senna, com ajuda dos fiscais de pista continuou e foi rumo ao campeonato, se recuperou na corrida, mas de nada adiantou, pois foi desclassificado, de forma ridícula, por ter cortado a chicane após o acidente.



Mas em 1990 Senna daria o troco, Senna fez a pole-position no mesmo GP de Suzuka, mas o Balestre não quis mudar o lado do grid de largada, fazendo com que Senna largasse na parte suja do circuito, ou seja, perdeu toda a vantagem que tinha por largar na frente, mas o melhor estava por vir, apesar de Senna não se orgulhar da forma como ganhou o título em 1990, na largada Prost, largando na parte limpa da pista, passou Senna, mas essa disputa duraria somente até a primeira curva, Senna não tirou o pé e bateu em Prost, fim de corrida para os dois e ali Senna se tornava bi-campeão de F1.

Mas o momento mais emocionante de sua carreira foi sua primeira vitória em Interlagos em 1991, ele sonhava muito com aquele momento e na noite anterior já estava com problemas de saúde e passou mal a noite inteira, mas sua obsessão não o permitia desistir e tudo que podia acontecer em uma corrida aconteceu. No início da corrida Senna foi perdendo marchas, mas sempre se mantendo em primeiro, faltando 4 voltas pra terminar, Senna possuía só a 6ª marcha e apenas 3 segundos de vantagem para Patrese, segundo colocado, e mesmo com problemas no carro e debaixo de chuva, Senna com apenas 1 marcha e pneus para a pista seca cruzou a linha de chegada em primeiro, soltando gritos dentro do carro, de alegria, de exaustão, de emoção, o povo brasileiro invadiu a pista e exaltou o nosso herói e a imagem de Senna cansado, sem conseguir levantar o troféu falou por si só o porquê Senna foi e é um herói até hoje, ídolo eterno de uma geração.

Senna não foi um ídolo só dentro das pistas, sempre teve em mente ajudar o povo brasileiro, o povo necessitado e foi assim, a partir dessa vontade, que Senna criou o Instituto Ayrton Senna, para capacitar crianças e jovens, dando a oportunidade de estudar, cuidar da sua saúde e crescer bem e feliz.


Parabéns Senna, seriam 52 anos de dedicação ao povo brasileiro.
Valeu Senna, seu exemplo ficou, assim como toda a sua garra, luta e dedicação, por um ideal nobre.
O ideal de tornar verdade um sonho, de ver o povo unido, dando as mãos em busca de uma vitória, por acreditar no povo brasileiro, povo que você deu tantas alegrias. Valeu Senna - Simply the Best.

Infelizmente você se foi sem poder ver o sucesso que é o Instituto Ayrton Senna e sem realizar um de seus sonhos, correr pela Ferrari.

Veja abaixo o motivo do título do post, Simply the Best.
São dois vídeos, um com todos os momentos que falei no post e outro com a Tina Turner chamando e cantando Simply the Best para o Senna em um show em 1993.





quarta-feira, 21 de março de 2012

Hatches Automáticos - Vale a Pena?

Hoje vou falar da categoria dos carros hatch com câmbio automático, será que vale a pena a escolha pelo câmbio automático?

Os carros compactos, no caso os hatches, caíram no gosto do brasileiro, além da praticidade no trânsito, na hora de estacionar, esses carros também são mais econômicos e cabem no bolso do consumidor, não foi à toa que as montadoras começaram a investir pesado na fabricação, inserindo cada vez mais acessórios e opcionais que possam facilitar o dia-a-dia dos motoristas, hoje já é normal ver esses carros equipados com ar-condicionado, freios ABS entre outros.

As principais montadoras que investiram nesse setor do mercado de carros hatches automáticos são as francesas, como Citroen, Renault, Peugeot e a Sul Coreana Kia Motors. Essas marcas fabricam o C3, Sandero, 207 e Picanto respectivamente, com câmbio automático e foram os carros escolhidos pelo blog Nas Quatro Rodas para fazer parte desse novo post por apresentarem bom custo/benefício.

Citroen C3

O Citroen C3 com câmbio automático está presente na versão 1.6 16v BVA equipado com motor flex de 113cv (com Etanol).

O câmbio automático do Citroen possui 4 marchas e o carro vem bem completo, com opcionais de dar gosto e inveja para qualquer outro, o carro, na versão automática, possui Air Bag duplo, ar condicionado automático digital, computador de bordo, faróis com máscara negra, faróis de neblina, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), trio elétrico, direção hidráulica, limpador de para-brisa com acionamento automático, etc.

De acordo com publicações especializadas, o câmbio automático do C3, se feita a manutenção correta, faz trocas de marchas suave e o consumo está dentro do esperado, é um pouco mais "gastão" que as versões mecânicas, devido ao câmbio só ter 4 marchas e se manter sempre com o giro mais alto.

O preço do C3 automático parte de R$47.990,00.


Renault Sandero

A versão do Renault Sandero com o câmbio automático é a Privilège equipado com motor flex 1.6 16v de 112cv, atingindo uma velocidade máxima de 171km/ rodando com etanol.


Assim como o Citroen C3 o câmbio automático possui 4 marchas e também vem muito bem equipado de fábrica com ar condicionado, roda de liga leve 15 polegadas, porta malas com capacidade para 320 litros, trio elétrico, computador de bordo, air bag duplo, freios ABS, faróis de neblina, rádio mp3 player com entrada para iPod, etc.

O carro é bonito, tem um visual mais recente que o C3, que já está em terras tupiniquins há mais tempo, e por isso vem chamando a atenção dos consumidores brasileiros apaixonados por novidades e o preço é mais baixo, o modelo parte de R$ 44.190,00, uma economia boa para quem procura por preço.


Peugeot 207


O Peugeot 207 com câmbio automático é encontrado na versão XS também equipado com motor flex 1.6 16v e potência de 113cv.


De todos é o que eu acho mais bonito, com uma frente bem invocada, seguindo a linha dos outros veículos da marca o 207 com câmbio automático de 4 marchas também possui freios ABS, ar condicionado com controle automático de temperatura, comando do rádio na direção, computador de bordo, trio elétrico, direção hidráulica, faróis com acendimento automático, rádio mp3, rodas de liga leve 15 polegadas, sensor de chuva, etc.

A versão automática parte de R$46.990,00, não é o mais barato, mas pra quem busca design, com certeza é a melhor escolha.


Kia Picanto

A versão com câmbio automático do novo Kia Picanto é a J.368 com motor de 3 cilindros, 1.0 12v de 80cv quando abastecido com etanol e com um visual bem diferente e renovado.


O Kia Picanto é de longe o carro mais econômico no consumo, mas também o mais fraco, com apenas 80cv o comportamente do carro em subidas e decidas pode decepcionar, mesmo assim o Picanto ainda conta com vários itens de série como air bag duplo, ar condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, rádio mp3 com entrada para iPod, Eco Driving (para uma condução mais econômica), rodas de liga leve 14 polegadas, grande quantidade de porta-objetos, computador de bordo, etc.

A versão automática parte de R$ 44.900,00. Perfeito para quem quer economia e conforto ao mesmo tempo.


Resumo

Apesar de concorrerem entre si no segmento de hatches com câmbio automático, existem diferentes perfis de exigências que podem influenciar na decisão de compra.

O C3 é um carro mais completo, possui mais opcionais que seus concorrentes, mas o preço também está acima dos demais.
O Sandero é um carro relativamente novo, mas que chegou para ficar e aposta no seu preço mais baixo para atrair consumidores.
O Peugeot 207 aposta no seu visual e no nome que a marca já fez no país, perfeito para quem quer conforto e design.
O Kia Picanto além de renovado, é o mais econômico dos quatro e aposta nisso para se diferenciar dos demais, já que o aumento do IPI fez com que aumentasse bastante o preço do carro, que era seu maior benefício perante os concorrentes.

Opinião pessoal, se fosse para eu comprar um desses, escolheria o Kia Picanto, pois achei o carro bonito e excelente para andar no trânsito das grandes cidades.

domingo, 18 de março de 2012

Melbourne - A Temporada Começou

Hoje aconteceu o primeiro GP da temporada 2012 da F1 em Melbourne, na Austrália, e vimos uma F1 nova, com carros mais difíceis de controlar, novas forças, novas caras e novos carros.

O domínio foi inteiro da Mclaren, desde os treinos de sexta-feira, quando Button marcou o melhor tempo dos treinos, e se repetiu no sábado com a dobradinha na classificação, comandada por Hamilton e seguidos pela surpresa Romain Grosjean da Lotus (Ex-Renault), Michael Schumacher da Mercedes, Mark Webber e Sebastian Vettel da Red Bull.

(Foto: www.grandepremio.com.br)


A Ferrari decepcionou nos treinos, difícil de acreditar que uma equipe do nível da Ferrari, com todos os equipamentos disponíveis para fazer um carro competitivo e com o investimento dos patrocinadores, não consiga fazer um carro ao nível dos seus principais concorrentes.

Mas vamos à corrida, logo na largada Button pulou para a primeira posição e não sairia mais, fez uma bela largada e colocou seu carro na frente de Hamilton, que conseguiu segurar a segunda posição. Grosjean se envolveu em um acidente no início da corrida e abandonou com a suspensão danificada. Vettel mais uma vez largou bem e se posicionou em 4º atrás de Michael Schumacher que iria abandonar mais pra frente com problemas no câmbio enquanto disputava posição com Vettel.

Alonso e Massa fizeram uma boa largada, ganhando muitas posições, mas apenas Alonso conseguiu fazer alguma coisa com a Ferrari, já Massa, brigou bastante com o carro e reclamou do desgaste excessivo dos pneus e abandonou a corrida após um choque com Bruno Senna o segundo acidente dele na corrida, que também já havia sofrido um toque na largada prejudicando sua estréia na Williams.

(Foto: www.grandepremio.com.br)

Alonso, diferente de Massa, conseguiu tirar o coelho da cartola e com uma Ferrari lenta terminou a corrida em quinto lugar, mas a corrida não foi fácil, pois quando estava em quarto acabou em uma parada nos boxes perdendo a posição para Mark Webber e após o Safety Car foi pressionado nas últimas 20 voltas por Pastor Maldonado da Williams, que infelizmente acabou batendo no muro sozinho na última volta da corrida, mas foi a grande surpresa da corrida, tanto ele quanto a Williams.

Mas o verdadeiro destaque foi de Jenson Button que não deu chances pra ninguém e liderou a corrida de ponta a ponta, mesmo quando todos achavam que ele ia ser ameaçado porquê sentiu vibração excessiva nos pneus, conseguiu fazer o que sabe de melhor, que é poupar os pneus e assim venceu a corrida sem maiores dificuldades.

(Foto: www.grandepremio.com.br)


A corrida, para quem gosta de automobilismo foi interessante e deu uma prévia do que vai ser o restante da temporada, emoção não vai faltar na temporada 2012 da F1.

Abaixo alguns fatos marcantes da corrida:

A Mclaren mostrou ser a maior força da F1...
Button é realmente espetacular, sabe conduzir seu carro e poupar os pneus...
A Mercedes fez um carro muito bom também e parece ter dado a Michael Schumacher a alegria de pilotar novamente, se não fosse a quebra do câmbio, com certeza teria terminado em 4º ou 5º lugar...
A Red Bull se mostrou boa em ritmo de corrida, mas não o suficiente para ultrapassar a Mclaren, Vettel em 2º se beneficiou do Safety Car e fez sua parada no momento certo, saindo na frente de Hamilton...
Hamilton mostrou que realmente não sabe perder, devido à sua cara no podium no fim da corrida...
Kimi Raikkonen voltou com tudo, largou em 17º e fez grandes ultrapassagens terminando a corrida em 7º...
A Lotus tem um grande carro e com certeza vai dar trabalho no restante da temporada...
Pastor Maldonado, se não fosse o acidente na última volta, receberia uma nota 10 pela sua corrida, forçou Alonso como gente grande, mas infelizmente cometeu um erro infantil...
Alonso é onde a Ferrari precisa apostar suas fichas, demonstrou mais uma vez ser um grande piloto...
Massa precisa de novos ares, apesar de ter sido a primeira corrida, não consegue seguir o ritmo de Alonso...
Kobayashi é fera, apesar de ir aos trancos e barrancos, chegou em 6º depois de ter feito ma corrida bem regular e arrojada, ao seu estilo...


E a classificação da corrida ficou assim

1º Jenson Button / Mclaren
2º Sebastian Vettel / Red Bull
3º Lewis Hamilton / Mclaren
4º Mark Webber / Red Bull
5º Fernando Alonso / Ferrari
6º Kamui Kobayashi / Sauber
7º Kimi Raikkonen / Lotus
8º Sérgio Perez / Sauber
9º Daniel Ricciardo / Toro Rosso
10º Paul Di Resta / Force India

Agora é esperar a próxima corrida, na Malasia no próximo fim de semana, dia 25 de Março.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Dirigir uma Ferrari - Sensação Indescritível

O post de hoje é uma realização de um sonho pessoal, que começou quando eu ainda era criança, o sonho de dirigir uma Ferrari, de ter essa máquina italiana no meu controle e que consegui realizar no Salão Super Carros, uma atração do Parque Temático Beto Carreiro World no distrito de Penha em Santa Catarina.

Foi um presente de aniversário que eu mesmo me dei, achei que eu merecia poder gastar um pouco a mais pra realizar este sonho, afinal de contas, a gente trabalha pra poder se divertir e pilotar uma F430 Spider é diversão garantida.



Esse sonho italiano possui um motor V8 4.3 que gera 490 cavalos de potência e 47,4 kgfm de torque o que faz o bólido sair de 0 e atingir 100 km/h em apenas 4 segundos e alcançar a velocidade máxima de 315 km/h.

Quando você senta no banco do motorista o carro parece que te abraça, que fala com você, fala que você ta no comando e que chegou de controlar a emoção, depois de uma breve instrução sobre os comandos e comportamento do carro chega a hora de apertar o botão Start Engine. Com a partida o som do motor ronca alto, soa bonito, o V8 trabalhando parece música para os ouvidos e dentro do "cockpit" conversível parece ser mais alto e mais bonito.

O engate das marchas é feito pelo câmbio F1 localizado atrás do volante, chegou a hora de acelerar, engato a primeira marcha escuto, mesmo com o carro parado, o engate da marcha, o câmbio trabalhando, o barulho perfeito de um carro de corrida, piso no acelerador com calma, ainda não sei do que ela é capaz, coloco a segunda marcha e o engate é rápido e preciso e vou calmamente até a quinta marcha para reduzir e fazer o retorno.

A pista molhada está à minha frente e volto a acelerar, dessa vez um pouco mais ousado, sentindo o barulho do motor mais alto, as pessoas que estão em volta olham, param, tiram fotos, como se eu fosse alguém famoso, mas na verdade o que está chamando a atenção é o carro, a Ferrari, com um vermelho único, que chama a atenção por onde passa, como uma verdadeira celebridade.



Nem sinto as poças d'água no caminho, o carro se comporta muito bem, como se a estrada estivesse seca, não me contenho e o Porsche que estava junto abre caminho, vejo a oportunidade e começo a apertar mais forte o acelerador, já estou confiante, sinto que o carro pode mais, mas estava em uma via pública e já acima do limite de velocidade, chego aos 200km/h rapidamente, como se estivesse brincando, mas logo volto a reduzir, os 14km ao qual percorri parece que passaram rápido e ao mesmo tempo devagar, no meu rosto a emoção de ter realizado um sonho, um sonho que é difícil explicar, que as palavras não expressam o verdadeiro sentido, a verdadeira satisfação desse encontro do homem com a máquina dos seus sonhos.

Muitos falam que não fazem questão, que preferem outros carros, mas aposto que o dia que tiverem uma Ferrari em suas mãos, vão se arrepender de terem falado essas coisas, pois o ronco do motor e o prazer de poder controlar uma máquina dessas são indescritíveis, qualquer um se sentiria da mesma forma que eu, o Mito das pistas feito pra rua, a lenda, Ferrari.

Abaixo está o vídeo desse momento, vale a pena assistir pra entender no meu rosto o que significava esse momento.

terça-feira, 13 de março de 2012

Temporada F1 2012 - Start Your Engines


E na quinta-feira às 22h30 começa o primeiro treino da temporada 2012 de F1 no circuito de Melbourne, Austrália. Os motores vão voltar a roncar para o delírio dos milhões de fanáticos que acompanham a F1 ao redor do mundo, felizmente a espera vai acabar e o Blog Nas Quatro Rodas vai acompanhar todas as etapas e fazer um resumo dos GPs e do desempenho dos pilotos e carros.

A F1, para muitas pessoas, tem um significado que vai muito além de fanatismo, parece que corre no sangue, que é o oxigênio que enche os pulmões. São máquinas que trazem brilhos aos olhos e que emitem um som incomparável e inconfundível, que arrepia e faz o coração bater mais forte.



O regulamento técnico da F1 para 2012 exigiu algumas mudanças que deixaram os carros menos bonitos, pois a maioria escolheu um degrau no bico que tornou o carro menos atrativo, mas que algumas equipes defenderam como um ganho aerodinâmico, não entendo muito de aerodinâmica ou dos dados técnicos da F1, portanto não vou falar desses dados e sim do que interessa, das corridas.

Tenho uma incrível paixão pela F1, pelo esporte, pela competição e principalmente pelos carros. Não nego minha torcida pela Ferrari, mas vou tentar ser imparcial e dar declarações sobre os acontecimentos das corridas.

Após três testes de pré-temporada em Jerez de la Frontera e Barcelona surgiram alguns rumores, porém a única certeza que há nesses testes, é que a Hispania, que nem testou, vem novamente para ser a última equipe do grid, isso se conseguir se classificar para as corridas na regra dos 107%.

Este ano serão 5 equipes que vão brigar pelo pelotão da frente, são elas Red Bull, Mclaren, Ferrari, Mercedes e a Lotus (Antiga Renault). Todas as equipes possuem uma dupla de pilotos forte, com exceção de Romain Grosjean, companheiro de Kimi na Lotus.



Teremos alinhados no grid 6 campeões mundiais de F1 que juntos somam 14 títulos, são eles Michael Schumacher da Mercedes com 7 títulos, Fernando Alonso da Ferrari com 2 títulos, Sebastian Vettel da Red Bull com 2 títulos, Jenson Button e Lewis Hamilton da Mclaren com 1 título cada e Kimi Raikkonen da Lotus com 1 título também.

A Red Bull com Adrian Newey, mais uma vez, parece ter feito um carro campeão e com Sebastian Vettel embalado com 2 títulos mundiais nos últimos 2 anos vem embalado e motivado para mais um título e pelos testes de pré-temporada, tudo indica que pode acontecer. Já Mark Webber deu uma entrevista daquelas que era melhor não ter dado, disse que a melhor forma de parar Vettel é andar mais rápido que ele na classificação, mas esqueceu de falar que na corrida ele precisa também ser mais constante.

Já a Mclaren parece que conseguiu se aproximar de vez da Red Bull, fez um carro consistente e rápido. Jenson Button é o piloto mais calmo e estrategista do grid atual, sabe poupar o carro durante a corrida e por isso seus pneus sempre estão em melhor estado para brigar pelas primeiras posições no fim da corrida, conseguindo no ano passado conquistar algumas vitórias mesmo com um carro inferior. Hamilton vem de um ano que cometeu muitas besteiras, muitos acidentes, parecia que não estava concentrado para ganhar o título, após romper com seu pai, que era seu empresário, sua carreira desandou, o que já não era muito bom, ficou ainda pior e esse ano precisa mostrar que está de volta, que ainda é aquele piloto rápido e consistente que conquistou o campeonato em 2008.

Surgiram boatos de que a Ferrari pode estar escondendo o jogo, pois o que se viu foi uma equipe brigando com um carro complexo e que não conseguiu mostrar todo seu potencial durante os testes, mas na minha humilde opinião, uma equipe com o tamanho da Ferrari e com todo o dinheiro dos patrocinadores envolvidos não iria esconder o jogo, ainda mais depois de passar dois anos bem atrás de seus concorrentes, creio que o carro é realmente problemático, mas a equipe tem força e estrutura para desenvolver melhor o carro durante a temporada, vai ser bom pra equipe e para a F1 que consiga. Alonso e Massa formam uma dupla forte, considero Alonso o piloto mais completo da F1 hoje e Massa, que está sofrendo pressão precisa corresponder às expectativas da equipe.

Já a Mercedes e Lotus, teoricamente, vão brigar para ser a 4ª força da temporada, A Lotus vem motivada da excelente pré-temporada que fez, mesmo com o defeito no chassi impedindo que fizessem 4 dias de treinos em Barcelona, mas demonstrou ter um carro muito bem equilibrado e também com uma motivação a mais, a volta do velho e bom Kimi Raikkonen. A Mercedes ainda conta com a mesma dupla do ano passado, é uma dupla forte, mas que precisa mostrar mais, Schumacher ainda é rápido, falta ter um carro à altura pra poder mostrar que ainda é bom no que faz, em 2011 conseguiu em algumas corridas mostrar que ainda está inteiro e pode disputar posições como antigamente.

Já no pelotão intermediário, vou incluir a Williams junto com a Toro Rosso, Sauber e Force India, apesar de ter uma dupla de pilotos nova, Maldonado e Bruno Senna trouxeram um aporte financeiro para a equipe que pode render um bom desenvolvimento para o carro, além de serem dois jovens promissores e prováveis futuros campeões de F1.

Que a temporada comece com muitas disputas, que os carros sejam realmente rápidos em 2012.
A primeira corrida está marcada para as 3h da manhã de Domingo, agora é esperar e ver quem será a verdadeira força da temporada 2012 de F1.

Enquanto isso, vamos curtir o vídeo da primeira vitória de Senna em Interlagos em 1991, quando terminou a corrida em baixo de chuva e apenas com a 6ª marcha. Isso é o esforço de um campeão e mostra o comprometimento e o significado que a F1 pode ter para formar heróis que não estavam preocupados em serem heróis só dentro das pistas, mas fora delas também. Valeu Senna.



domingo, 11 de março de 2012

Nova S10 - Linda e Robusta

E hoje vou continuar falando da Chevrolet, dessa vez a Nova S10, que chegou em 2012 de cara nova.

Dos últimos lançamentos, talvez seja o carro, ou no caso pick-up média, que mais chamou a atenção por toda a renovação que passou, saindo de uma pick-up fraca para uma das mais belas da categoria.


Há 16 anos que a S10 tinha a mesma cara, passando só por algumas modificações, mas nunca saindo do modelo de seu lançamento em 1996. O problema era só um, estava perdendo muito mercado para concorrentes como Hilux, Amarok e Frontier, que eram mais caros, mais bonitos e mais completos do que a S10, e mesmo assim, ela não era muito barata para o que oferecia, o investimento não valia à pena.

Na minha opinião o carro ficou bonito, com o visual totalmente renovado, moderno e robusta, parecido com as pick-ups norte-americanas, talvez o que destoa um pouco do conjunto é a caçamba que ficou com desenho muito reto e bem parecido com a caçamba da Hilux, um desenho um pouco mais inovador pra caçamba daria uma nota bem melhor ao carro.



A Chevrolet resolveu apostar nessa nova frente, para manter a linha de seus últimos lançamentos, desde o Agile, com a grade dianteira dividida pelo enorme símbolo da marca.

O interior do carro ficou espetacular, muito mais bonito que modelos de luxo importados como o Chrysler 300C, que apesar de ser lindo por fora peca no seu interior, pelo menos no modelo mais antigo, o primeiro 300C lançado.


A pick-up vai vir em várias versões com preços que variam de R$58.868,00 a R$84.400,00 na versão Flex e de R$85.400,00 a R$135.200,00 na versão movida à Diesel. Acho o preço razoável pela renovação que o carro passou, e o suficiente para bater de frente com os concorrentes que tiraram seu mercado no Brasil.

Já surgiram muitos vídeos na internet sobre o potencial do carro em qualquer tipo de piso e clima, e a própria Chevrolet mostrou isso em seu comercial sobre o novo carro, na versão 4x4 o carro aguenta tudo, do jeito que uma pick-up robusta como essa deve ser.

Para quem gosta de pick-up é uma ótima escolha, o carro é muito bem equipado e a Chevrolet apostou em toda renovação pela qual passou para atrair de volta aqueles que abandonaram a marca.

Você que tem R$70.000,00 pra comprar uma Pick-up média, compraria?

sexta-feira, 9 de março de 2012

Chevrolet Sonic e a Stock Car

A Chevrolet começou 2012 com tudo, lançou a nova S10 e agora usou da sua maior vitrine para fazer o "lançamento" do seu próximo carro no Brasil, o Chevrolet Sonic. A nova carenagem do Sonic foi apresentada ao público na segunda-feira, dia 5 de março, em um evento da Stock Car e, na minha opinião, foi a melhor coisa que a Chevrolet poderia fazer para apresentar o carro.



Apesar de o carro que vai para as ruas ser totalmente diferente e da Stock Car usar apenas uma bolha de fibra para cobrir os chassis, a estratégia de utilizar o carro na Stock Car vai fazer o público se familiarizar com esse novo compacto e com certeza aguardar seu lançamento.

O Chevrolet Sonic tem como principais concorrentes o Fiat Punto, Volkswagen Polo e, principalmente, o Ford New Fiesta, dois carros que precisam de reestilizações urgentes e o novíssimo e elegante carro Premium da Ford, respectivamente.

O Punto tem as mesmas características desde o seu lançamento, com algumas pequenas mudanças feitas em 2010, enquanto o Polo, apesar de ter passado por modificações e contar com muitos opcionais e itens de série, creio que não serão páreo para o Sonic, porém o New Fiesta, lançado em 2011 é o principal motivo da GM desembarcar o Sonic por aqui ainda no primeiro semestre do ano.



No Brasil  Brasil serão lançadas as versões Hatch e Sedan  provavelmente com motor 1.6 Ecotec e também 1.8 Ecotec, o mesmo que equipa o Chevrolet Cruze.

O Sonic tem um visual agressivo pra quem vê de fora devido à grade dianteira com o símbolo grande da Chevrolet dividindo as entradas de ar do motor, esportividade devido aos seus faróis projetores redondos e as rodas de liga leve que cairam muito bem tanto no modelo Hatch quanto no Sedan.




Ainda não existem muitas informações sobre quando será o lançamento e quais são os opcionais e itens de série do carro, mas o carro tem tudo pra dar certo no Brasil, claro que depende da atratividade do preço, que precisa ser compatível com dos demais concorrentes. O Sonic, provavelmente, deverá ter versões a partir de R$48.000,00.

O Sonic já foi lançado nos Estados Unidos e tiveram muitas unidades que precisaram fazer seu primeiro Recall, pois saíram de fábrica sem as pastilhas de freio, um problema um tanto quanto incomum e perigoso para quem comprou.

Nos Estados Unidos o carro foi lançado tentando fazer com que os americanos mudem seus hábitos e optem por carros mais econômicos, mas com certeza não será essa estratégia usada aqui no Brasil, já que será de uma categoria Premium, acima do Agile e abaixo do Cruze Hatch.

O Sonic é bonito e chega para enfrentar rivais que estão no mercado há mais tempo, porém com o preço atrativo vai cair rapidamente no gosto do consumidor, eu com certeza teria um Sonic para enfrentar as dificuldades e o trânsito de uma cidade grande como São Paulo.

Vamos aguardar!!!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Abastecer em São Paulo ficou difícil

É impensável em uma cidade como São Paulo, a maior cidade da América Latina e a maior economia do Brasil, ter que depender da justiça pra voltar a ter combustível nos postos da cidade.

Não vou isentar o prefeito de culpa, pois creio que essa restrição de caminhões nas Marginais de nada adiantam para desafogar o trânsito, mas sim transporte público de qualidade e outras alternativas como mais ciclofaixas, etc.

Na verdade o nosso prefeito Gilberto Kassab, talvez um dos piores que já tivemos, é o maior culpado disso tudo, onde já se viu pagar R$3,00 pra andar num ônibus lotado, com motoristas grossos e que não respeitam o limite de velocidade, salvo exceções, mas por causa disso, as pessoas enxergam em seus carros a segurança e o conforto que não têm no transporte público.

Como se não bastasse estarmos mal governados, também somos dependentes de alguns sindicatos que só pensam no bem de seus bolsos, concordo que a restrição não é o melhor para a cidade, mas há formas de driblar essa restrição e utilizar de vias que permitem o transito de caminhões mesmo nos horários de pico.

Ontem tive que passar por três postos de combustível até achar Etanol para abastecer meu carro e quando achei fiquei 20 minutos na fila para conseguir abastecer, sem contar que o preço do Etanol estava no mínimo R$0,20 mais caro do que pago normalmente, dando uma diferença quase R$10,00 para encher o tanque.


* Foto: Último Segundo (IG)

Ou seja, o Prefeito, o Sindicam SP, o Setcesp e os postos de gasolina formam uma bola de neve e os únicos prejudicados, na verdade, somos nós, que dependemos da gasolina e do etanol pra ir trabalhar, que já pagamos um absurdo pra abastecer por causa dos impostos e que estamos dependente de gente sem preparo e arrogantes no poder.

Ontem mesmo a Justiça determinou que os caminhões voltem à abastecer os postos sujeito à multa diária de R$1 Milhão, mas hoje pela manhã o cenário que eu vi nos postos de combustível, pelos quais passei, foram filas intermináveis e combustível no mínimo R$0,40 mais caro do que o normal.

Fico indignado de ter que passar por essa situação, por depender de pessoas que não possuem o mínimo respeito pelo cidadão, pois os menores culpados somos nós, que pagamos nossos impostos em dia, pois somos descontados direto na folha de pagamento, na hora de comprar os produtos e até quando estamos tomando banho.

E me pego pensando várias vezes no meio desse caos, como estão fazendo para que as Ambulâncias, Bombeiros e a Polícia consigam atender todos os chamados, pois se falta combustível para os nossos carros, também falta combustível pra eles, quantas pessoas eles deixaram de atender, quantas urgência eles deixaram de ir atrás por não ter como chegar?

E ainda pior e se pais desesperados por verem seus filhos doentes e vice-versa estiverem com seus carros sem combustível para chegar em um hospital, como fazer para atender à todos?

Não acho possível sermos reféns de pessoas que não estão preocupadas com os cidadãos, é inaceitável ter que passar por isso nesse país, de tantas coisas ruins, que com tanta coisa pra se preocupar, ainda está se mobilizando pra receber uma Copa do Mundo, gastando bilhões para reformar e construir estádios para receber um evento sem que tenhamos aeroportos, infra-estrutura e hospitais decentes, sem que tenhamos um ser humano que pensa em outro ser humano, pois o seu direito termina, quando começa o meu.

Onde vamos parar com esse Brasil cada vez mais sujo e arrogante?

Foi apenas um desabafo de algo que atinge não só o mundo das quatro rodas, mas que atinge o ser humano.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Peugeot 308 - Renovação?

Hoje vou falar um pouco do Peugeot 308, o hatch francês que vai substituir o já cansado Peugeot 307.

O Peugeot 307 foi um carro que fez sucesso no Brasil, desde que foi lançado caiu no gosto do brasileiro, mas já fazia tempo que seu visual já tinha ficado ultrapassado e a marca francesa precisava fazer alguma coisa para voltar a aumentar as vendas não só no Brasil, mas em todos os países que a Peugeot está presente.

A montadora francesa esperar emplacar cerca de 12 mil Peugeot 308 em 2012. A meta é agressiva, pois terá apenas 10 meses para bater o record de 2008 quando a Peugeot emplacou cerca de 12 mil unidades do Paugeot 307, mas para isso conta com um visual novo, moderno e agradável pra quem vê, com linhas suaves e ousadas ao mesmo tempo.


Ocupando a categoria de Sedans Médios a Peugeot se antecipou no lançamento do 308, pois em breve serão lançados no país o Cruze Hatch, o novo Hyundai I30, o novo Focus e talvez uma nova geração do Volkswagen Golf (muito provavelmente a versão que roda na Europa), além do seu principal concorrente o Citroen C4.

O 308 chega ao Brasil com duas opções de motor o 1.6 de 122cv nas versões Active e Allure que custam R$53.990,00 e R$56.990,00 respectivamente e o motor 2.0 de 151cv nas versões Allure (manual e automático) e Feline e os preços variam de R$59.990,00 a R$70.990,00 em sua versão mais completa.


Na minha opinião, o preço do Peugeot está dentro do que o mercado pede e com esse preço, com certeza vai atingir as metas agressivas impostas pela matriz, pois o carro ficou bonito e completo e pra categoria que vai disputar, com certeza vai provocar a ira das outras montadoras.

Internamente o carro é refinado, com um acabamento bem superior ao que era usado no Peugeot 307, e o painel de instrumentos é muito bonito, com fundo preto dando um ar de carro de primeira linha e bem diferente do que estamos acostumados a ver no Brasil, além de ter o computador de bordo no centro do painel de instrumentos, ar-condicionado digital (a partir da versão 1.6 Allure) e o teto panorâmico que da um charme a mais ao carro que já é bonito por natureza.


O espaço interno do francês é bom e leva quatro pessoas de estatura mediana em uma viagem sem desconforto nenhum, se for com o câmbio automático de 4 marchas, a viagem fica bem mais tranquila.

Nos testes feitos pela Revista Quatro Rodas, o motor 1.6 teve um consumo de 8,92km/l abastecido com etanol enquanto a versão 2.0 fez 9,4km/l na gasolina. Ao meu ver é um consumo excelente levando em consideração a potência dos motores testados.

Pra categoria que o carro foi desenvolvido, com certeza é um dos melhores, se não for o melhor, resta aguardar o lançamento do novo I30 e do Cruze Hatch, mas o carro agrada quem vê e o preço é bom, pois preservou o preço do 307, então com certeza vamos ver muitos Peugeot 308 rodando pelas ruas do Brasil e provavelmente a marca de 12 mil carros emplacados em 2012 vai ser uma meta fácil a ser batida.

Carro completo com bons opcionais esse Peugeot tem, resta só saber se agrada aos brasileiros.




sexta-feira, 2 de março de 2012

Mitsubishi Lancer 2012

Um Sedan médio que chegou para agradar aos mais jovens, é assim que eu defino o Mitsubishi Lancer 2012.
Enquanto seus principais concorrentes o Toyota Corolla, Honda Civic e Chevrolet Cruze encantam um público mais velho, o Lancer, com um design mais agressivo, devido à sua bela grade frontal, chega ao Brasil para lutar de igual pra igual com carros que já estão consolidados nas ruas do país.

Recém chegado no país, o Lancer conta com 3 versões para encantar os Brasileiros tanto pela sua beleza estética quanto pelo seu custo benefício, são elas: Versão 2.0 MT, 2.0 CVT e 2.0 GT, todos equipados com motor MIVEC (Mitsubishi Innovative Valve Timing Electronic Control) que melhora a experiência de condução do motorista tanto em baixas quanto em altas rotações, possibilitando, através desse sistema inteligente, a economia de combustível, respeito ao meio ambiente, segurança nas ultrapassagens e 160cv de potência, podendo atingir uma velocidade máxima de 198km/h, conforme indicado pela fabricante.


Além de um motor totalmente novo, o Lancer é muito bem equipado, na sua versão mais completa, a GT, além de contar com uma Transmissão Invecs - III CVT que possui sistema sequencial de trocas de marcha atrás do volante (paddle shifters), ainda conta com suspensão independente para dar mais aderência ao carro nas curvas, tem 9 airbags (2 frontais, 2 laterais, 4 de cortina e um para o joelho do motorista), sistema de freios ABS com EBD que distribui melhor a frenagem para as rodas, sistema anti-furto immobilizer que através de um código especial na chave, impede que seja dada a partida caso seja usada uma chave diferente.



Ainda na versão GT o conforto também é uma arma poderosa na luta contra seus principais concorrentes, além de ter os itens obrigatórios para um sedan médio como retrovisores eletrocromicos, piloto automático e um espaço interno excelente para levar 5 passageiros, o carro ainda possui ar condicionado automático que mantém a temperatura ideal no interior do veículo, sistema multimídia Power Touch com GPS em 3D integrado, tela de 7 polegadas, CD, DVD e entrada USB com interface para iPod e sensores de chuva e de luminosidade e 16 porta objetos.


O Lancer é um carro completo e que promete emplacar muitos modelos no Brasil, todos os modelos vem equipados com rodas de 18 polegadas, que encantam os mais jovens, além de ter um raio de giro de 5 metros para melhorar a condução do veículos em manobras em lugares mais estreitos.

As versões variam de R$ 68.990,00 na versão MT à R$ 90.990,00 na versão GT, a mais completa.

Na minha opinião é um carro que chegou pra ficar, pois não é tão "sem graça" quanto o Corolla e o Civic (que fez um facelift recentemente). Se hoje eu tivesse R$70.000,00, com certeza escolheria o Lancer pela sua esportividade e conforto.

Lançado em Dezembro no Brasil, a Mitubishi vendeu cerca de 450 veículos no primeiro mês e 300 em Janeiro e quer, através do seu novo comercial, que utiliza o famoso filme "De Volta Para o Futuro" dobrar as vendas no país, chegando a 800 veículos comercializados por mês.

Assista no link abaixo a nova propagando do Mitsubishi Lancer 2012.
Comercial Mitsubishi Lancer 2012